O Altcore agora é Intermídias!

O Altcore agora é Intermídias!
O Altcore deu lugar a um novo blog, confira. O Intermídias é um espaço para se perceber, analisar e discutir as mudanças que as inovações tecnológicas, e os próprios os meios digitais, trazem à comunicação – em especial à prática publicitária.

Vuze e openSuSe 11: novos nomes para os mesmos rostos.

Azureus? Agora é Vuze!

Dando prosseguimento a um processo que já havia sido iniciado há algum tempo, o Azureus abriu mão de seu nome e passa a ser chamado de Vuze. Juntamente com o "novo" nome, o famoso cliente de torrents deixou definitivamente de ser apenas um cliente de torrents e ganhou completa integração com o sistema de distribuição de conteúdo online Vuze; novos recursos que já haviam sido inseridos com a mudança anterior para "Azures Vuze" foram melhorados e outras funcionalidades implementadas. O programa finalizou a transição que vinha sofrendo e adquiriu, como tudo ultimamente, um apelo social: há a possibilidade de adicionar amigos, compartilhar torrents; entre outras novas funções há um novo sistema de busca personalizável que pesquisa não só no conteúdo próprio do Vuze.com mas também em outros sites de torrents a sua escolha.Bem, eu sou um usuário do Azureus e já fiz o update, porém me encontro na linha mais conservadora e digo: é modismo. Tudo tem que ser "social" agora, até um mero gerenciador de downloads - por mais que a Rede BitTorrent tenha um funcionamento diferenciado, basicamente é isso que o Azur...Vuze é, não? Assim como muitos usuários, eu não utilizo a nova interface e faço uso do aplicativo única e exclusivamente para adquirir e compartilhar arquivos.

Saindo um pouco dessa história de pseudo-mudanças, mas não abandonado-a completamente: o openSuSe 11 foi lançado nesta semana!

Bem, a nova versão do sistema foi lançada, mas demorou bastante até que eu pudesse conferir na página oficial do projeto quais são suas novidades - parece que a campanha "openSuSe 11.0 só pelo BitTorrent", defendida de maneira tão ferrenha por alguns, não funcionou muito bem...O openSuSe 11.0 conta com cerca de 200 novos recursos. No GNOME, há o GNOME Virtual File System (GVFS), PulseAudio, melhoras no Evolution e no Tomboy; no KDE, há o Plasma, o Oxygen, o KControl; no geral, há novas capacidades para o Compiz Fusion, o player Banshee 1.0, implementação do ZYpp para o gerenciamento de pacotes, entre muitos e muitos outros.Confira a lista completa de features do novo openSuSe e faça o download do sistema na página oficial do projeto.

Referências: Azureus is Dead, Vuze Goes Social, R.I.P., Azureus; seja bem-vindo, Vuze, openSuSe News (página oficial do projeto) e Lançado o openSUSE 11.0.
Leituras adicionais: Campanha: OpenSUSE 11.0 só pelo BitTorrent e OpenSuse: Baixe por Torrent, caramba!.

Fantasie seu Firefox de Safari!

Fale a verdade: você queria ter Mac, mas o mais perto que você de um foi mudando o tema do seu sistema atual, não foi?

Especialmente para aqueles pretensos Mac Users - e para os verdadeiros também - o takebacktheweb.org disponibilizou alguns temas compatíveis com o (novíssimo) Firefox 3 que reproduzem, quase perfeitamente, a interface gráfica do Safari.

Os temas basicamente são apenas dois: o GrApple Delicious e GrApple Yummy, cuja principal distinção é pelas abas; mas as duas variações de cor possíveis para cada um deles os faz não só dois mas sim quatro no total.
Para quem achar que o Firefox realmente fica melhor com esses temas, bom download; para quem quiser que o Firefox combine com o resto dos aplicativos do seu Mac, bom download; para quem for paga-pau da Apple, bom download.

Referências: Deixe o Firefox 3.0 com cara de Safari.

Get a Mac: PC Newswire!

A campanha Get a Mac continua com seu webmarketing em alta!

Está sendo veiculada, em um grupo de sites bastante seleto, a mais nova peça publicitária da divisão on-line da campanha Get a Mac. O peça consiste em um conjunto de dois banners em flash, um vertical e um horizontal, que interajem entre si - aliás, o que não é nenhuma novidade já que este é um formato tradicional, digamos assim, de webmarketing da Apple.

A peça é parte da Get a Mac, então você já sabe o que esperar. O foco dado até agoras às peças virtuais da campanha foi mantido: há uma pequena brincadeira com notícias e dados factuais; são expostos fatos negativos para o PC em forma de manchetes, o que faz o PC ficar bastante chateado e criar o “PC Newswire”, seu próprio portal de notícias.
Eu não pude identificar onde está sendo veiculado no momento, mas consegui recuperá-lo no Youtube, confiram:

Infelizmente, para este tipo de anúncio não "memória" no site da Apple, então teremos de nos contentar com essa resolução "mais ou menos" mesmo .

Referências: Apple veicula nova peça online da campanha Get a Mac: “PC Newswire".
Leituras adicio
nais: Página oficial da campanha Get a Mac.

Resolva seus problemas de compatibilidade com o Wine 1.0!

É lançado o Wine 1.0; depois do segundo beta mais demorado da história! (Qual é o primeiro? O Windows, é claro...)

Depois de anos e anos em desenvolvimento, mais especificamente 15, finalmente foi disponibilizada a versão 1.0 do Wine, a primeira versão estável do software.
Porque o lançamento do Wine é tão importante? Bem, comecemos com "O que é o Wine?"
O Wine pode ser considerado como uma "camada de compatibilidade" para rodar programas Windows em plataformas Linux - ou seja, ele é um emulador, por mais que seus desenvolvedores não o assumam como tal. O software, construído sem nenhum código proveniente da Microsoft, é uma alternativa livre para aqueles que precisam executar aplicações nativas do Windows no Linux, sem que haja assim a necessidade de instalá-lo em seu PC.A compatibilidade ainda não é total, mas muitas aplicações durantes esses 15 anos de teste foram testadas e funcionaram bem - para averiguar a compatibilidade de alguma dessas aplicações é só acessar a listagem construída pela equipe do Wine.

Por enquanto, apenas o código-fonte está disponível, mas os pacotes de instalação para as distribuições mais usadas serão montados durante os próximos dias. Quem quiser compilar os códigos manualmente ou saber mais informações sobre o programa é só acessar a página oficial do projeto.

Referências: Wine HQ (página oficial).

Documentos em PDF? Edite-os!

Cuidem-se acadêmicos de egos inflados! O mito que emitir arquivos em PDF dificulta sua edição foi, oficialmente, posto abaixo.

A versão beta da extensão PDF Import, do OpenOffice.org, já está on-line. Por ser uma versão ainda em estágio de aprimoramento não conta com tantas funcionalidades assim: ela age importando documentos para o Draw e para o Impress, onde se pode alterar o texto fazendo mudanças mínimas em seu layout.

Os desenvolvedores do OpenOffice.org alegam que já em seu próximo release, a extensão ganhará muito mais capacidades de edição: o usuário poderá importar layouts gerados pelo LaTeX PDF e até gráficos vetorizados além de fazê-lo de modo mais rápido e fácil, no Writer. Por enquanto contentem-se com a possibilidade de editar arquivos PDF até a versão 1.4, exceto aqueles que tenham permissões restritas - pelo menos, ainda.

A extensão, compatível apenas com a versão 3.0 do OpenOffice.org, já se encontra disponível no repositório, podendo ser adquirida também dentro do próprio programa, via Extension Manager.

Referências: Já é possível importar e editar arquivos PDF no OpenOffice e OpenOffice.org PDF import extension is now online.

Ubuntu e quase-Ubuntu!

Ubuntu ao quadrado!

Hoje foi lançado o Ubuntu 8.04.1!
Não, não é o Intrepid Ibex, é apenas o velho Hardy Heron só que incluindo todas as atualizações recomendadas feitas no sistema até o dia de hoje tanto do Kernel quanto do Gnome, OpenOffice, Firefox... atualizações essenciais que somam mais de 250MB quando são feitas via Gerenciador de Atualizações - sem contar o risco de geração de bugs que podem ser ocasionados no sistema por causa de algumas delas.
Bem, para aqueles que estão planejando instalar o Ubuntu 8.04 LTS eu recomendo fortemente fazer o download desta versão.

Faça o download do Ubuntu 8.04.1 aqui.

Aproveitando que estamos falando do Ubuntu, vamos falar de outro Ubuntu: o Ubuntu Eee 8.04!
Mas este não é o Ubuntu Netbook Remix, da Canonical, que mudou de nome, o Ubuntu Eee 8.04, também lançado hoje, é uma distribuição independente que é baseada no Hardy Heron, sendo adaptada para funcionar com desempenho satisfatório no Eee PC.

A página oficial do projeto, além do download do Ubuntu Eee, dispõe de uma vasta documentação para o sistema, inclusive com um passo a passo ensinando a instalá-lo no Eee PC.

Referências: Ubuntu 8.04.1 LTS (Hardy Heron), Lançado o Ubuntu Eee 8.04 e Main Page - Ubuntu Eee.

Voodoo Envy 133: o mais fino do mundo!

Não, o MacBook Air não é o notebook mais fino do mundo. Não mais.

Hoje a HP anunciou o Voodoo Envy 133, uma máquina que bate os recordes de "miniaturização" estabelecidos pelo MacBook Air, da Apple, medindo 1,79 cm de espessura e pesando 1.54 kg. A máquina possui uma configuração, no mínimo, decente quando se leva em conta seu pequeno porte: processador Centrino, disco rígido de 80GB ou SSD de 64GB, tela de 13,3", bateria (removível) com aproximadamente 3 horas e 30 minutos de duração, uma porta HDMI, duas portas USB (sendo uma USB/E-SATA), Wi-Fi, Bluetooth, Ethernet e webcam integrada.Como é possível observar, uma das maiores críticas ao MacBook Air não foi solucionada pela HP no Voodoo: não há drive óptico no notebook - uma perda (dita necessária) em prol da façanha de ser (ainda) mais fino que seu concorrente branquinho. Apesar disso a HP foi razoável o suficiente para incluir um drive óptico externo no pacote, que custa cerca de US$ 2.100, nos Estados Unidos.

Referências: HP: novo laptop Voodoo Envy 133, mais fino que o MacBook Air e HP lança notebook mais fino que MacBookAir.

Caso de Sucesso: SuSe Linux nas Casas Bahia

Para aqueles que ainda não sabem, quando forem às Casas Bahia (coisa que eu não posso fazer) saibam que estão pisando em território linux.

Sim! Toda a rede Casas Bahia já adotou, há alguns anos, o sistema SUSE Linux Enterprise Server em todos os seus servidores e terminais de serviço - e estão bastante satisfeitos com ele. Para conferir o grau de satisfação da parceria Casas Bahia - Novell, dê um olhada no vídeo abaixo e nos relatos que são feitos acerca desse caso (de sucesso) .


A migração da empresa é apenas mais um dos vários casos que existem de empresa que optam pelos sistemas Linux. A utilização de distribuições Linux em computadores pessoais, na mãos dos "usuários finais", pode ser (ou parecer) novidade, mas tenham certeza que, em ambientes empresariais, o sistema já se fez tradição e é opção primordial para aqueles que querem segurança, estabilidade e suporte.

Ubuntu Netbook Remix: agora é oficial!

Se lembram do Ubuntu enxuto que eu já mencionei aqui antes?

Cumprindo o prazo estabelecido anteriormente, a Canonical apresentou ontem, oficialmente, o "Ubuntu Netbook Remix", a versão do famoso Ubuntu Linux própria para ultraportáteis - infelizmente ainda não disponível.

Algumas das diferenças dessa versão do Ubuntu é que, apesar de manter todas as características que o definem enquanto membro da família Ubuntu, o Netbook Remix não estará disponível para download no site da Canonical; de acordo com Gerry Carr, gerente de marketing da empresa, o sistema operacional será distribuído apenas aos fabricantes de ultraportáteis.

Não se sabe ainda a previsão exata pra chegada do sistema no mercado, mas espera-se que alguns ultraportáteis o tenham instalado ainda neste ano. Até lá, a Canonical estará trabalhando também em parceria com vendedores de softwares e OEMs para assegurar que aplicações básicas necessárias funcionem bem no SO.

Referências: Canonical Showcases Ubuntu Netbook Remix at Computex,
Ubuntu em subnotebooks apresentado na Computex e Ubuntu Linux revela sistema operacional para laptops de baixo custo.
Leituras adicionais: Ubuntu para ultraportáteis....

Battle of Wesnoth 1.4: multi-player licenciado pela GPL

Na onda dos jogos para Linux, achei o Battle of Wesnoth.

O jogo não é novo, na verdade ele já tem um certa tradição - especialmente pelas peculiaridades que serão apresentadas a seguir. Battle of Wesnoth é software-livre, diferente dos jogos para linux que já noticiei aqui, seu código-fonte está disponível a qualquer um que queira consultá-lo e alterá-lo. Essa característica também lhe confere um desenvolvimento descentralizado. Por que "descentralizado"? Porque as unidades e campanhas oficialmente adicionadas ao jogo são derivadas de "índices" criados pela comunidade - quase da mesma forma que acontece com personagens em jogos proprietários. Os fóruns e Wiki são o espaço do intercâmbio e desenvolvimento de novas campanhas e componentes do jogo - inclusive novos tipos de unidades e a até da arte-final da história. Obviamente, todo o conteúdo produzido precisa ser licenciado pela GPL, assim como o jogo, para ser adicionado ao servidor central - e estar assim disponível aos jogadores para download.


O jogo em si não me parece grande coisa - ou talvez só não tenha me agradado por me recordar Tíbia numa versão um pouco melhor. Battle for Wesnoth é ambientado em um cenário de fantasia no qual há a possibilidade dos jogadores erguerem e manterem exércitos com lutadores de várias estirpes, como elfos, orcs, trolls, entre outros - aquelas opções clássicas de jogos de RPG Medieval. É, basicamente, "um jogo de estratégia baseado em turnos com campanhas em nível single ou multi-player", segundo a Wikipedia.

Para quem quiser se viciar, acesse a página oficial do jogo e faça o download - disponível para Linux, Mac OS X e Windows.

Referências: Battle of Wesnoth 1.4 e Wikipedia: The Battle for Wesnoth.

KDE4: mais aplicativos, mais novidades...

Parece que o KDE4 está tomando jeito...

(Outra vez) O Bastion, do Polishlinux.org, resolveu juntar as pequenas novidades do KDE4 que ele vem noticiando a algum em um único changelog visual bem completo.Todas as mudanças que a interface vem sofrendo foram apontadas e explicadas individual e detalhadamente - descrevendo, ilustrando e comentando cada uma das novidades dessa versão do KDE4. Ele aborda desde mudanças supérfluas, como a largura dos painéis de comando, até alterações bastante significativas no visual e na funcionalidade de aplicativos como Marble, visualizador de mapas que se utiliza dos recursos do OpenStreetMap.

Se você é um KDE-addicted vale a pela dar um olhada no changelog completo do post original.

Referências: KDE 4 Progress: New plasmoids, Akonadi, KRunner and more.

Big Buck Bunny!

Sexta-feira, dia 30 de março de 2008!
Esse foi o dia do lançamento do mais novo curta-metragem animado da série Big Buck Bunny.
O curta é parte de um projeto de animação open source feito pelo Blender Institute que tem como objetivo primordial aprimorar as funcionalidades do Blender - uma ferramenta open-source de animação em terceira dimensão - a partir de uma experiencia de produção gráfica real. Para muito além disso, o projeto demonstra o enorme potencial do programa para ser usado em grandes estúdios: a qualidade das animações é, realmente, notável. Dê um clique abaixo e veja o que eu digo.


Na página oficial do projeto, além do curta em si, você também poderá achar os arquivos utilizados em sua criação e brincar com eles a vontade caso seja um usuário do Bender. Se você gostou da trilha sonora feita por Jan Morgenstern brevemente poderá fazer o download dela também.

Referências: Big Buck Bunny disponível para download e Página oficial do projeto Big Buck Bunny.