O Altcore agora é Intermídias!

O Altcore agora é Intermídias!
O Altcore deu lugar a um novo blog, confira. O Intermídias é um espaço para se perceber, analisar e discutir as mudanças que as inovações tecnológicas, e os próprios os meios digitais, trazem à comunicação – em especial à prática publicitária.

Psychological Aspects of Cyberspace: Um livro igual mas diferente.

São recorrentes as discussões acerca da interferência que os novos media exercem sobre os antigos e seus respectivos formatos. Hoje é com o meio digital, mas foi da mesma forma com a relação livro-rádio ou com o rádio-televisão: os audiobooks já foram bastante famosos nos EUA e as mesas redondas, principalmente as esportivas, o são até hoje. A internet hoje é a badass dos meios de comunicação.
A internet transforma o formato, e até a própria função, de todos os outros meios, isso é inegável, mas daí a dizer que ela os elimina já é um tremendo radicalismo. Para entender isso basta sair um pouco do estigma social pontual, no qual o que importa é o presente, e olhar um pouco para trás, para o passado: o rádio, talvez nosso exemplo mais novo, foi eliminado pela televisão? Seu lugar foi deslocado, das salas de estar para os carros, mas a produção em torno dele continua ativa e exerce uma função específica (e talvez insubstituível) na sociedade. Ao contrário de alguns (poucos), muitos já apreendem com uma visão mais aberta as funcionalidades que a internet pode prover.
Psychological Aspects of Cyberspace: Theory, Research, Application, é um livro, editado por Azy Barak, que foi recentemente disponibilizado para download em formato PDF. Mas isso já vinha acontecendo há algum tempo, o que foi feito com ele extrapolou apenas a idéia de distribuição virtual e irrestrita: seus capítulos foram colocados na internet de maneira individual, cada um em um blog diferente, nos quais os leitores podem registrar seus comentários e estabelecer contato direto com o autor daquele respectivo capítulo.
Bem, este fato não é novo mas, considerando que ainda é bastante inusitado, penso que é pertinente trazer sua memória.

Fonte: Psychological Aspects of Cyberspace: Theory, Research, Application (Página Oficial).

2 comentários:

Camila Queiroz disse...

Que orgulho de Ian! :) Muito bom o post e as idéias. Sim sou bloguerônea ou algo do tipo, mas tô super inativa (principalmente num outro blog). Passarei aqui com mais frequencia e eh legal ver você escrevendo sério eahuaeheu
Bjão Ian! :)

Camila Queiroz disse...

Vou pensar no caso de reativá-lo de verdade :) só falta tempo mesmo :/ =******* Ian :)