O Altcore agora é Intermídias!

O Altcore agora é Intermídias!
O Altcore deu lugar a um novo blog, confira. O Intermídias é um espaço para se perceber, analisar e discutir as mudanças que as inovações tecnológicas, e os próprios os meios digitais, trazem à comunicação – em especial à prática publicitária.


El Diablo Criativo é um blog sobre design, mantido por um Diretor de Arte, chamado RazGriz, que trabalha exclusivamente com software livre - e faz um ótimo trabalho com essas ferramentas. Eu acreditava que aplicativos de manipulação gráfica proprietários (mais especificamente a suíte Adobe) eram infinitamente superiores às suas alternativas livres, mas o que vi neste blog me fez mudar de opinião - ainda que o InDesign, o Illustrator, o Photoshop não tenham deixado de ser minhas "meninas dos olhos", é preciso admitir que o diferença não é tão grande quanto eu imaginava. E o melhor é que o blog possui um vasto acervo de tutorias e dicas bem interessantes sobre a prática da criação gráfica - inclusive um listão de recursos (imagens, fontes e pincéis) disponíveis para download; então, se você estuda o assunto, as informações que lá constam são valiosas.
Palavras do autor
"RazGriz é Diretor de Arte e desde 2002 trabalha apenas com software livre por considerar a performance de tais ferramentas superior e não por questões ideológicas, apesar de o mesmo apoiar o desenvolvimento e o modelo de sustentabilidade proposto por tal movimento.

Razgriz contribui com a causa escrevendo vasta documentação regida pela licença GNU-FDL hospedada em sites diversos da “comunidade” e também ministrando mini-cursos/cursos em eventos diversos sempre que é convidado.
Razgriz criou este blog para que você tenha a oportunidade de transformar todas as informações aqui depositadas em conhecimento, então aproveite bem este espaço e bons estudos."

Tags
Camadas, CCA-BR, CDS, COMAER, computação gráfica, Computação Gráfica Livre, Direção de arte, Documentação, FAB, Fedora, Força Aérea Brasileira, Free Software, gimp, Gimp Documentação, Gimp tutoriais, gimp tutorial, Imagens, inkscape, Inkscape documentação, Linux, ns, razgriz, software livre, software livre rio de janeiro, Sotware Livre Rio de Janeiro, Tutoriais, tutorial, ue, wordpress, entre outras...

2 comentários:

Anônimo disse...

Os da Adobe realmente são melhores, mas quem sabe usar os livres fazem os parecer muito melhor. Tudo é uma questão de conhecimento e abilidade, mas se você pegar experts em GIMP e um em Photoshop verá que o Photoshop é muito melhor.

Gimp sux.

E sim, eu gosto de software livre desde que seja bom, como por exemplo o Firefox e o Linux.

Ian Castro disse...

hehehehehehehehehe
Não vou mentir, também não sou fã do GIMP não(já o InkScape, me parece melhorzinho, até pela sua semelhança visual com o Corel, mas ainda não o testei "sériamente").

E sim, concordo: a qualidade é sempre a premissa básica.
Assim como a adequação ao usuário final é outra (considerando ainda que o nível do usuário final que utiliza programas de manipulação gráfica para fins profissionais não é o mesmo que quem usa o Word) e este é um ponto que eu particularmente acho muito mais fraco nas aplicações livres (até nos sistemas operacionais em si).

Obrigado pela participação cara!