O Altcore agora é Intermídias!

O Altcore agora é Intermídias!
O Altcore deu lugar a um novo blog, confira. O Intermídias é um espaço para se perceber, analisar e discutir as mudanças que as inovações tecnológicas, e os próprios os meios digitais, trazem à comunicação – em especial à prática publicitária.

Criando com o Chefinho


Bem, eu não poderia de deixar de indicar aqui o Criando com o Chefinho. Porque? Puro jabá, afinal ele é mantido pelo Núcleo de Criação Gráfica da Produtora Júnior - UFBA e eu trabalho lá.
Mentira - nem seria justo dizer que esta é a razão da recomendação.

O blog merece uma menção aqui porque contém uma série de tutorias, feitos pelos próprios membros, e dicas sobre aplicações basilares da criação gráfica - como vetorização, combinação de cores, entre outras noções básicas para aqueles que tem afinidade com design e não sabem "por onde começar". Por ter surgido como uma medida para capacitar e estimular os trainees (membros novos) do núcleo, o Criando com o Chefinho é sempre um bom lugar para começar.

Palavras da equipe
"Este é o blog da Tropa do Chefinho, onde vocês encontrarão posts meus e da minha equipe de trainees (que deverá postar aqui sempre, caso almeje algum dia a sua efetivação).
Eles estão sendo devidamente treinados para alcançar o nível sublime da qualidade em criação gráfica. Para tal fim, os trainees utilizarão o blog como ferramenta para desenvolver e mostrar seus aprendizados através de tutoriais, apresentação de projetos, cases e outras coisas que eles devem criar.
Não tenho paciência para desculpas e atrasos. Sou uma pessoa totalmente democrática e defendo até o fim a liberdade! Afinal, os trainees têm toda a liberdade de faltarem com seus compromissos, do mesmo modo que eles têm a total liberdade de querer ser trainee para sempre. TRAINEE FOREVER."

Tags
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Peças virais e outras não-tão-virais-assim

Viral, viral, viral...

Como foi dito anteriormente neste blog, toda a graça do marketing viral está na inovação no fazer publicitário, no rompimento dos formatos tradicionais - é exatamente isso que garante que a peça publicitária seja, de fato, viral. Se um modelo viral é reproduzido, seu efeito já não será tão viral assim...

E foi isso que aconteceu com a peça lançada pela Apple para anunciar o iPod Touch (enquanto uma plataforma para jogos) no Yahoo! Games:
A "intervenção" (como chamou o Gabriel Jacob, do Blog ADivertido) na página inicial do Yahoo! Games foi apenas uma cópia do viral do Wario Land para Nitendo Wii - na verdade, a única diferença é que ao invés dos elementos da página serem destruídos, eles são movimentados a medida que o iPod Touch (no banner em flash no topo da página) é movimentado. O resultado foi uma peça bastante desinteressante.

Para uma empresa que ganha prêmios e mais prêmios com a campanha Get a Mac, esta foi uma iniciativa nada original... o que aconteceu?

Por outro lado, há virais que são muito criativos.
A página web feita pela Projector, para lançar o Samsung Omnia. A peça era, basicamente, um website que fugia do vício (formalista) de apenas apresentar as características e trazer informações adicionais sobre o produto: ele é inteiramente formado por vídeos - na verdade por 42 vídeos com pequenas (e engraçadas) demonstrações do que pode ser feito com o aparelho.
Esta estranha composição o torna bastante animado e interativo - e ainda preciso fazer um destaque para o menu circular, muito curioso, que faz o personagem seguir com o olhar a opção selecionada.

Existem modos e modos de se fazer publicidade...
A Samsung mandou muito bem com este; já a Apple...

Referências: 42 motivos para ter um samsung omnia e Intervenção da Apple no Yahoo! Games.

Netbook da Apple: uma obsessão...

“A Apple lançará um netbook dentro dos próximos dois anos”
Colocação do analista Gene Munster, da Piper Jaffray, que realmente merece um prêmio de (falta de) originalidade.

Depois do boom que foi (é, na verdade) o EeePC, antes de qualquer evento promovido pela Apple um rumor, inevitavelmente, surge: "Será lançado um mini laptop da Apple" - um rumor tão, ou mais, recorrente quanto o de um tablet da mesma empresa.

O mais impressionante é que sempre existem pessoas que acreditam (piamente) e esperam (com toda convicção) pelo pequeno notebook com o Mac OS X, mesmo sem qualquer indício da veracidade desses rumores; e as mesmas discussões partem das mesmas pessoas nos mesmos lugares - chega a ser ridículo.

Por favor, mactards, encarem a realidade: a Apple não vai lançar um netbook porque ela já lançou um, seu nome é MacBook Air. Não é preciso pensar muito para perceber que os conceitos (não características físicas, deixemos claro) de ambos é o mesmo. Qual é a diferença que impede o reconhecimento do MacBook Air enquanto um mini laptop? Simples: enquanto o EeePC, por exemplo, é low-cost, o Air é high-cost - e, sejamos honestos, a Apple não lança nada low-cost, até porque seu público-alvo não precisa disso.
Ainda ressalto aqui a forte impressão (que guardo para mim) de que a empresa não gosta de seguir tendências e sim impô-las - mas admito que esta é uma observação muito subjetiva e particular.

Ingenuidade da parte dos mactards, talvez. Mas, percebendo que não haverá um netbook da Apple tão cedo (sendo otimista, claro), aparecem os "métodos alternativos" - e a obsessão se agrava aqui. A galera do Gadget Lab, da Wired, conseguiu rodar o Mac OS X em um MSI Wind - um netbook com 1GB de memória RAM e 8GB de disco Flash que custa, aproximadamente, 359 dólares. A "gambiarra" funcionou tão bem que, posteriormente, foi feito um tutorial em vídeo (abaixo) ensinando aos "usuários domésticos" como realizar a proeza - e, mais tarde, a Realtek até lançou drivers (não-oficiais, é óbvio) para que o Wi-Fi da máquina funcione corretamente no Mac OS X, liberando seus usuários do cabo Ethernet e devolvendo-lhes uma das principais vantagens de um netbook.

Mas uma questão conceitual ainda incomoda bastante: um mini laptop é uma máquina que tem como principal objetivo o desempenho de tarefas pontuais em mobilidade - como navegar na internet, o que lhe rendeu o apelido de "netbook". O usuário de uma máquina destas busca, antes de qualquer coisa, velocidade e praticidade. Desde que ela seja capaz de realizar estas tarefas - que podem ser feitas em programas extremamente similares como o Firefox e Internet Explorer, para navegação WEB ou o Word e Writer para processamento de texto - pouco importa o sistema operacional, ele se torna uma das últimas preocupações do usuário. Uma prova clara disso é que, mesmo com o Linux Xandros embarcado, o EeePC, quando lançado, vendeu-se de forma avassaladora. Assim sendo, é, no mínimo, estranho ter tanto trabalho para instalar um sistema que possui as mesmas funcionalidades dos outros e deixa apenas 3GB de espaço livre para o usuário - os outros 5GB do Wind são totalmente utilizados para comportar o sistema operacional e suas aplicações. Isto sem considerar que não existem informações consistentes quanto ao seu desempenho, ao gerenciamento de energia e ao tempo de boot, por exemplo - fatores básicos que são muito mais importantes que o sistema operacional em si.

As falsas esperanças continuam e o próprio pessoal do Gadget Lab confirma isso:
"We're hoping to have an Apple product at Macworld, but until then, this will have to do."
Quando é que as pessoas se cansarão de pautar rumores descabidos?
Pelo menos algumas pessoas continuam sãs...

Referências: Putting Mac OSX on a Netbook, OS X Realtek Wireless Driver for MSI Wind Released e Realtek apoia Hackintosh e libera drivers de Wi-Fi para MSI Winds rodando o Mac OS X.
Leituras adicionais: Goldman Sachs rebaixa expectativas para a Apple, não espera novo produto na Macworld e Analistas aguardam um netbook da Apple em breve.

Inaugurando a seção "Blogs recomendados", venho falar um pouco sobre o Diário da Criação e não posso deixar de ressaltar que o que mais me chamou atenção no blog foi o fato do dono, Jorge Martins, ser graduado no mesmo curso que faço hoje: Comunicação Social com habilitação em Produção em Comunicação e Cultura. Por que? Porque, desafiando leis quase tão rígidas quanto as da física, ele é hoje um publicitário (e conta um pouco de como foi esta experiência), mais especificamente o diretor de criação da CDLJ Publicidade.

Palavras do autor
"Surtado em tempo integral. Tenho 27 anos e sou um diretor de arte apaixonado por música, cultura pop, propaganda, Beatles e sashimi (nham...). Dirijo a criação da minha agência, a CDLJ Publicidade, que atende muita gente bacana e tá a fim de atender ainda mais clientes (se tiver alguma conta pra entregar ou servicinho sujo que uma agência de publicidade possa resolver, não se faça de rogado...)"

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Afinal, quem é Steve Jobs?

Neste blog, o CEO (ou, em bom português, presidente) da Apple, Steve Jobs, é constantemente citado - seja para elogiá-lo ou falar das suas burrices - mas, quem é esse cara?

A intenção deste post é então que nosso público conheça um pouco mais acerca de Steve Jobs, além de seu nome e cargo - um pouco de sua personalidade e porque tanto diz-se sobre a Apple ser um espelho de seu dono. Vemos abaixo um pequeno resumo, em vídeo, da vida de Steve Jobs (indo deste a criação da Apple até o lançamento do primeiro iPod) que o Rafael Fischmann postou no blog MacMagazine:

Steve Jobs é um empreendedor - e foi isso que fez ele ser quem é. E, diferente do que muitos pensam, é exatamente isso que é necessário para crescer no mercado hoje. É claro que educação é fundamental, mas é necessário perceber que as pessoas (academicamente) bem formadas, nem sempre são aquelas que melhor lidam com a dinâmica do mercado - a exemplo de Jobs, que não concluiu sua formação superior.
Mas compreendam que a noção de empreendedorismo aplicada aqui não é a que se refere ao ato de montar uma empresa, mas a de possuir atitudes empreendedoras - como Jobs fez não apenas duas vezes quando fundou a Applem e a NeXT, mas várias e várias vezes, até hoje.

O profissional hoje não deve, apenas, ter conhecimento técnico e ser um mero "empregado" daqueles que somente obedecem ordens. O perfil do profissional contemporâneo exige pró-atividade, entendimento da dinâmica do mercado, pensamento diferenciado (fazendo uma pequena referência ao slogan da Apple, Think Different), enfim, pessoas que realmente tenham algo a mais para oferecer do que todas as outras milhares que saem da faculdade junto com ela.
Enquanto profissional Steve Jobs é um bastante disso e, enquanto pessoa, ele é, no mínimo, curioso. Ele foi desde de pirata de sistema telefônico (com as “caixas azuis” criadas por ele e Steve Wozniak) e usuário de LSD ( supostamente, para "alcançar iluminação") até maior acionista da Disney-Pixar. Para aqueles que quiserem saber mais sobre a vida de Steve Jobs ficam toneladas de link nas leituras adicionais (no fim deste post).

Por fim, deixo um pensamento do CEO da Apple acerca da relação entre o homem e a técnica, abordada anteriormente neste blog, define, curisamente, o computador como uma "bicicleta para a mente" - sim, uma metáfora aparentemente horrível, mas (após explanações) bem palatável.

Referências: Vídeo de 10 minutos resume a vida de Steve Jobs e Steve Jobs: Computadores são como bicicletas para as nossas mentes.".
Leituras adicionais: Uma reflexão sobre a vida, por Steve Jobs, 20 curiosidades sobre Steve Jobs, Steve Jobs - Wikipedia, the free encyclopedia e Steve Jobs Biography.