O Altcore agora é Intermídias!

O Altcore agora é Intermídias!
O Altcore deu lugar a um novo blog, confira. O Intermídias é um espaço para se perceber, analisar e discutir as mudanças que as inovações tecnológicas, e os próprios os meios digitais, trazem à comunicação – em especial à prática publicitária.

Peças virais e outras não-tão-virais-assim

Viral, viral, viral...

Como foi dito anteriormente neste blog, toda a graça do marketing viral está na inovação no fazer publicitário, no rompimento dos formatos tradicionais - é exatamente isso que garante que a peça publicitária seja, de fato, viral. Se um modelo viral é reproduzido, seu efeito já não será tão viral assim...

E foi isso que aconteceu com a peça lançada pela Apple para anunciar o iPod Touch (enquanto uma plataforma para jogos) no Yahoo! Games:
A "intervenção" (como chamou o Gabriel Jacob, do Blog ADivertido) na página inicial do Yahoo! Games foi apenas uma cópia do viral do Wario Land para Nitendo Wii - na verdade, a única diferença é que ao invés dos elementos da página serem destruídos, eles são movimentados a medida que o iPod Touch (no banner em flash no topo da página) é movimentado. O resultado foi uma peça bastante desinteressante.

Para uma empresa que ganha prêmios e mais prêmios com a campanha Get a Mac, esta foi uma iniciativa nada original... o que aconteceu?

Por outro lado, há virais que são muito criativos.
A página web feita pela Projector, para lançar o Samsung Omnia. A peça era, basicamente, um website que fugia do vício (formalista) de apenas apresentar as características e trazer informações adicionais sobre o produto: ele é inteiramente formado por vídeos - na verdade por 42 vídeos com pequenas (e engraçadas) demonstrações do que pode ser feito com o aparelho.
Esta estranha composição o torna bastante animado e interativo - e ainda preciso fazer um destaque para o menu circular, muito curioso, que faz o personagem seguir com o olhar a opção selecionada.

Existem modos e modos de se fazer publicidade...
A Samsung mandou muito bem com este; já a Apple...

Referências: 42 motivos para ter um samsung omnia e Intervenção da Apple no Yahoo! Games.

0 comentários: