O Altcore agora é Intermídias!

O Altcore agora é Intermídias!
O Altcore deu lugar a um novo blog, confira. O Intermídias é um espaço para se perceber, analisar e discutir as mudanças que as inovações tecnológicas, e os próprios os meios digitais, trazem à comunicação – em especial à prática publicitária.

Eu, você e o Delicious Bookmarks

O Delicious é, realmente, muito útil.

Já faz algum tempo que eu abandonei os Bookmarks (Favoritos) tradicionais, atrelados ao navegador WEB. Tomei a iniciativa quando estava experimentando outros sistemas operacionais (passei do Windows XP para o Mandriva e, finalmente, para o Ubuntu) e tinha que ficar copiando e colando todos os meus favoritos cada vez que testava um sistema - dominado pelo medo de perdê-los, é claro; imaginem excluir acidentalmente mais de 5 anos de websites "colecionados"?
Assim comecei a utilizar o Delicious Bookmarks.

A priori, devo explicar àqueles que não sabem o que é o Delicious.
Típico da WEB2.0, é um serviço online que permite arquivar, organizar e compartilhar seus sites favoritos - e, é claro, acessar os favoritos de outros usuários. Sua função primária é idêntica à do menu "Favoritos" do seu navegador; o grande diferencial do serviço é que seus bookmarks permanecem online - ou seja, basta acessar o site para consultá-los - e visíveis para outros usuários - característica comum de uma ferramenta de mídia social; aliás vocês vêem aquela listinha sob o título de Favoritos (Delicious)? São meus últimos 5 sites "favoritados".

Apesar de todas as vantagens do serviço, é necessário destacar sua utilidade quanto ao quesito organização. Enquanto somos nós quem fazemos a organização dos Favoritos do navegador (a partir da criação de pastas e tudo mais), no Delicious ela é feita de forma automatizada, mais especificamente a partir do agrupamento dos bookmarks pelas tags (ou etiquetas) atribuídas à estes - o que facilita bastante o usuário navegar por eles posteriormente.

Não entendeu? Perceba: você, por obséquio, salvou, há alguns meses atrás, o link do Altcore na sua conta, sob a tag "tecnologia", e quer vê-lo agora; basta procurar rapidamente por "tecnologia" e, não só o Altcore, mas todos os outros sites salvos sob a mesma tag (ou seja, relativos ao mesmo assunto) surgirão.

Mais prático impossível - até porque, ao salvar um website, o próprio Delicious já sugere para ele algumas tags (mais utilizadas) para websites similares; então nem isso você faz.

A fim de facilitar ainda mais a migração do usuário, existe ainda um add on (complemento) em particular, chamado Delicious Bookmarks, que integra o serviço ao seu navegador - inclusive substituindo o menu e o painel de "Favoritos" normais pelos do Delicious.

A pesquisa é outra função que também merece ser ressaltada. Ao se pesquisar por uma tag, é possível fazê-lo não só nos seus bookmarks, mas em toda a rede do Delicious - ou seja, você tem acesso ás marcações de todos os demais usuários. Ao buscar, de novo, por "tecnologia", apareção páginas arquivadas por todos os usuários (inclusive o Altcore, salvo por você) entre os resultados - e há também a contabilização do número de usuários que possuem aqueles websites em suas contas, o que auxilia na aferição da popularidade e a credibilidade destas páginas.

Bem, não há mais o que apontar.
Assim como o Bruno Delfino, do blog Falando Nisso, eu utilizo e recomendo o Delicious - inclusive, foi seu post acerca da função facilitadora que esta ferramenta tem no trabalho dos planejadores (de comunicação) que inspirou este.

Referências: Delicious como ferramenta de trabalho.
Leituras adicionais: Organizando suas informações: Delicious.

1 comentários:

Anônimo disse...

Nossa! Só agora que eu fui ver esse post. hehehe

Muito obrigado pela referência ao Falando Nisso cara!

;)

Abs