O Altcore agora é Intermídias!

O Altcore agora é Intermídias!
O Altcore deu lugar a um novo blog, confira. O Intermídias é um espaço para se perceber, analisar e discutir as mudanças que as inovações tecnológicas, e os próprios os meios digitais, trazem à comunicação – em especial à prática publicitária.

Apple leva prêmio no Webby Awards: como assim?!

Eu não acredito.
Simplesmente não acredito.

No final do ano passado, mas especificamente em 22 de Dezembro, dediquei uma postagem deste blog à crítica de uma peça publicitária do iPod Touch bastante infeliz, veiculada no portal Yahoo! Games. Por que infeliz (e por que eu dediquei uma postagem a ela)? Porque - como eu disse na época, e, não importa o que aconteça, continuarei dizendo - a peça é "uma cópia do viral do Wario Land para Nitendo Wii". Só por isso. Vejam (ambos):

O original
A cópia

Os grandes publicitários da agência TBWA\Chiat\Day - e falo "grandes publicitários" sinceramente, sem qualquer ironia - ao conceber “Funnest”, a peça em questão, apenas substituiram uma animação (ao invés dos elementos da página caírem, eles seguiram os movimentos do iPod Touch) e voi a lá!

Mas nisso eu consigo acreditar - é muito fácil acreditar em plág... inspiração (severa). O que eu não consigo acreditar é que este poço de originalidade conseguiu, efetivamente, levar um prêmio para a Apple: “Funnest” concorreu (e ganhou, claro) na categoria Comerciais Online da 13ª edição do Webby Awards — prêmio que, nas palavras do Filipe Alvarenga, do blog MacMagazine, é considerado o “Oscar da Internet”.

Desta vez não haverá o típico comentário final que eu sempre faço no post, pois não há o que comentar. É isso, por mais ridículo que seja, e acabou.

Referências: Apple é campeã em uma das categorias do Webby Awards 2009 e Peças virais e outras não-tão-virais-assim.

0 comentários: