O Altcore agora é Intermídias!

O Altcore agora é Intermídias!
O Altcore deu lugar a um novo blog, confira. O Intermídias é um espaço para se perceber, analisar e discutir as mudanças que as inovações tecnológicas, e os próprios os meios digitais, trazem à comunicação – em especial à prática publicitária.

Counter Strike... em 2D?

Não. Não é um jogo de ação em primeira pessoa - e muito menos com ótimos gráficos. (não é bem um lançamento fenomenal, mas não deixa de ser uma opção...)

Você, com certeza, já ouviu falar de Counter-Strike. Talvez não hoje, mas o título já teve seus tempos de glória - mais precisamente há alguns anos atrás, quando garotinhos fugiam de suas aulas e enchiam as lan-houses de gritos. O jogo foi um verdadeiro estouro - até mais que isso, talvez um marco do descobrimento que era lucrativo montar uma lan-house perto de uma escola...

Mas o assunto aqui não é o Counter-Strike (vulgo CS) em si, mas sua versão 2D,  feita pela Unreal Software. Segundo seu website oficial o Counter-Strike 2D "é mais que um clone freeware em 2D de uma dos mais famosos jogos multiplayerde ação em primeira pessoa de todos os tempos", porém satisfatório se o encaramos deste jeito. podemos o considerar.

Muitos dos componentes mais significativos do jogo original foram mantidos, e isso é que dá a "graça" CS 2D. Há mapas e missões idênticas às do jogo em 3D - sim, há mesmas missões de proteger/matar pessoas ou armar/desarmar bombas nas mesmas favelas - e basta pressionar B para ter a sua disposição um arsenal e uma série de assessórios bem semelhantes aos originais (mas mal nota-se a diferença entre eles quando o personagem os empunha); também não se pode esquecer do recurso multiplayer (que,  além de possuir uma gama de servidores, oferece também a possibilidade de criar um jogo e chamar seus amigos). Até mesmo as vozes e sons, muito característicos do jogo, foram conservados. O jogo é um clone do Counter Strike. 


Porém o joguinho é, obviamente, bem diferente do CS - de formas que o tornam um pouco "tosco", na minha opinião. Pode-se começar com sua visualização: o ponto de vista do jogar é aéreo, o que permite ver o cenário e os personagems como se estivesse sobre eles, mas não permite qualquer tipo de detalhamento em ambos - o que torna a experiência ainda pior. Apesar da similaridade dos comandos, a jogabilidade, naturalmente, não corresponde á do CS - e também deixa a desejar, levando em conta que há até jogos para celular que possuem um manejo bem melhor.

Mas, apesar dos apesares, o jogo é curioso. Sem dúvida é uma adaptação bem interessante - até mesmo fidedigna em suas limitações. Ele é um freeware multiplataforma, ou seja, você pode obtê-lo gratuitamente tanto para Linux, Mac OS X ou Windows na sua página oficial.


Referências: Counter Strike 2D no Linux e Counter-Strike 2D (página oficial).

0 comentários: