O Altcore agora é Intermídias!

O Altcore agora é Intermídias!
O Altcore deu lugar a um novo blog, confira. O Intermídias é um espaço para se perceber, analisar e discutir as mudanças que as inovações tecnológicas, e os próprios os meios digitais, trazem à comunicação – em especial à prática publicitária.

Amarok 2.1: chegando lá!

Depois de um lançamento precipitado (para o KDE4), a versão 2 do Amarok tomou um rumo bem diferente... mas que rumo foi esse?

A galera do blog Padoca Virtual, que acompanha o programa desde seu início, fez um relato bem completo sobre as novas features da versão 2.1. O post mostra, de forma bem descontraída, o changelog dessa versão, contando ainda com incursões opinativas e comparativas, descrições, explicações, fotos e vídeos de cada uma das novas funcionalidades do reprodutor de músicas.
A título de curiosidade, vou apontar (apenas) duas mudanças que me chamaram bastante a atenção:

  • Edição rápida e prática da playlist
Agora as playlists podem ser customizadas usando um editor simples mas poderoso, e esta solução é a melhor que já vi em qualquer player
  • Replay gain mode
 

Hum, tio? O que exatamente é essa parada aí de “replaygain”?

Boa pergunta! Por acaso já lhe aconteceu de estar escutando uma música calma, alguma coisa como marisa monte ou enya e de repente seus tímpanos irem parar no apartamento do lado, pq o seu player pulou para um prodigy a todo volume ou pra quem gosta, um funk pancadão? Pois é, se vc não consegue escutar mais nada sem ajuda auricular é porque NÃO usou o replaygain. Porque o que ele faz é analisar os arquivos de áudio e calcular um nível de decibeis ótimo para cada um, assim quando vc tocar os mesmos, o amarok possa ler esse dado e mudar o volume de acordo com cada um, preservando a sua capacidade auricular.
Quer saber mais? Vale a pena dar uma conferida no post original com o relato completo.
Bem, como eu sistema principal é o Ubuntu eu continuo firme com o Songbird, mas vontade de testar não falta...

Referência: Amarok 2.1 - back to the future. (versão em Português).

0 comentários: