O Altcore agora é Intermídias!

O Altcore agora é Intermídias!
O Altcore deu lugar a um novo blog, confira. O Intermídias é um espaço para se perceber, analisar e discutir as mudanças que as inovações tecnológicas, e os próprios os meios digitais, trazem à comunicação – em especial à prática publicitária.

Ubuntu 9.04 Jaunty Jackalope: o que vem por aí!

Segundo Mike Shuttleworth, fundador da Canonical, a versão 9.04 do Ubuntu Linux, apelidada de Jaunty Jackalope, "pretende ser mais competitiva diante do Windows e dos Mac", contando com funcionalidades (ainda) mais próximas do usuário final - o que eu acho difícil, sendo bastante realista.

Com seu lançamento oficial agendado pra dia 23 de Abril, esta versão do Ubuntu já está bastante sólida - e sua interface, apesar de sua famigerada coloração, muito elegante. Uma de suas maiores novidades é a otimização dos processos de inicialização do sistema, com isso o tempo de boot baixa significativamente - o que, segundo o próprio Shuttleworth, contribuiria bastante para essa maior inserção do Ubuntu na competição dos sistemas operacionais. Visto que nas últimas versões do sistema este tempo só tem crescido - entre o Gutsy Gibbon, o Hardy Heron e o Intrepid Ibex, o que carrega mais rapidamente é o primeiro, o 7.10 - esta é definitivamente uma boa notícia.

A aparência do sistema mudou relativamente pouco. Não há um novo tema padrão ou novos ícones - esqueçam isso, por enquanto. O papel de parede é simples, para aqueles que não gostarem há uma alternativa bem diferenciada. A novidade aqui são os três novos temas que constam como alternativas ao padrão - temas bastante modernos, por sinal. São eles o Dust (imagem abaixo), o New Wave - em tons de cinza e preto - e o Dust Sand - que remete um pouco à interface do Mac OS X, com a predominância do cinza e até o velho semáforo disfarçado nos botões minizar, maximizar e fechar.
Outra feature bastante pautada por blogs especializados é o novo sistema de notificações do Jaunty. Integrado com todos os demais componentes do sistema (e ainda aplicativos outros), o Growl notifica grande parte das alterações de status do sistema, como ativação da rede wireless, podendo até exercer funções mais superficiais como exibir música tocando no player - tudo isso de maneira elegante e não intrusiva, já conhecida pelos usuários Mac.
A presença da versão 2.6 do ambiente gráfico GNOME, lançada recentemente, também não poderia deixar de ser citada. Vale a pena destacar aqui o aprimoramento da administração de múltiplos monitores e/ou projetores - o que até a presente versão não era muito eficaz.

Há também mudanças menos perceptíveis mais tão importantes quanto estas. O Ubuntu Linux 9.04 é baseado kernel 2.6.28.8, ou seja, o sistema de arquivos Ext4 é agora uma realidade - e sua performance é consideravelmente superior ao Ext3, utilizado pela última versão do SO. O Xorg server 1.6 também uma uma nova feature do Jaunty, com ele o suporte à "sessão gráfica" (ao modo visual do sistema, onde o operamos) será maior e melhor - contando com o suporte instantâneo às placas gráficas ATI R6xx/R7xx, por exemplo.

Grande parte das "aplicações de sempre" - Mozilla Firefox, Pidgin, Transmission, entre (vários) outros - foram atualizadas e surgiram algumas outras aplicações interessantes como o Computer Janitor, que vem resolver um problema antigo dos usuários linux em geral: a eliminação de resíduos de software. Sabemos muito bem que, ao desinstalar um programa no Linux ainda restam alguns pacotes residuais no disco rígido e tomamos providências para eliminá-los e livrar espaço; com o Computer Janitor basta apertar dois cliques e pronto.

Para aqueles que ficaram curiosos quanto às outras novidades no look do sistema, um screenshot tour (bem básico) foi feito pela Softpedia - de onde eu retirei todas as imagens aqui exibidas - e está disponível aqui.

Sem observações finais desta vez.
É ver para crer.

Referências: Ubuntu 9.04 Beta: Quick Look, Análise Ubuntu 9.04 Beta e Ubuntu 9.04 Beta Screenshot Tour.

0 comentários: