O Altcore agora é Intermídias!

O Altcore agora é Intermídias!
O Altcore deu lugar a um novo blog, confira. O Intermídias é um espaço para se perceber, analisar e discutir as mudanças que as inovações tecnológicas, e os próprios os meios digitais, trazem à comunicação – em especial à prática publicitária.

Linux e drivers: incompatibilidade?

Depois de ver o post Drivers e Linux, aquela incompatibilidade do costume no blog Tux Vermelho, eu me lembrei de algo que aconteceu comigo e resolvi relatar aqui porque foi uma situação muito similar à passada por Andreas Nilsson - o autor do post original, do blog Random pixels - e que terminou por levar a um pensamento bastante otimista quanto ao futuro do Linux.

Logo quando adquiri uma máquina fotográfica digital, uma FujiFilm Finepix s6000fd, eu a testei, obviamente, e fui transferir as fotos para o PC - que, na época tinha apenas o Windows como sistema operacional. O procedimento que tive de fazer para ela funcionar foi praticamente o mesmo que o Nilsson fez:

Windows

  • Não conecte a câmera na porta USB;
  • Insira o CD de instalação;
  • Siga o "Wizard" de instalação;
  • Conecte a câmera na porta USB;
  • Espere a instalação ser finalizada;
  • Reinicie seu computador.
(Se eu não me engano não esqueci de nenhum passo....)

Tempos depois eu estava rodando o Mandriva, via LiveCD, vi a câmera perto de mim então, por pura curiosidade, resolvi testar e ver se ela funcionaria no Linux - até porque não havia qualquer menção sobre isso em seu manual.

Linux
  • Conecte a câmera na porta USB;
(Bem...é isso!)

O Mandriva reconheceu a máquina fotográfica instantâneamente e eu fiz o download das fotos e vídeos que lá estavam com sucesso. Eu fiquei bem surpreso na época, pois não sabia muito sobre software livre, mas depois descobri que isso também acontecia com muitos outros dispositivos. Hoje em dia uso o Ubuntu 7.10, não testei a câmera nele ainda, mas testei diversas outras coisas como um adaptador USB Bluetooth e um adaptador USB para controles de Playstation e o resultado sempre foi o mesmo: basta plugar e pronto.

Relatar fatos como estes é mostrar que o Linux está cada dia chegando mais perto do usuário final, de suas necessidades e suas limitações, apesar de hoje continuar sendo, na minha opinião, um sistema para pessoas com conhecimento (paciência e curiosidade) razoável sobre informática - diferente do Mac OS X, por exemplo, que tem vários de seus procedimentos bastante simplificados.

PS.: Infelizmente eu não tenho acesso a nenhum Mac para testar e fazer um comparativo tão completo quanto o que Andreas Nilsson fez com a HP Photosmart C4280, se alguém tiver o feito fique a vontade para complementar este post.

Leituras adicionais: Drivers e Linux, aquela incompatibilidade do costume e Printers revisited.

0 comentários: