O Altcore agora é Intermídias!

O Altcore agora é Intermídias!
O Altcore deu lugar a um novo blog, confira. O Intermídias é um espaço para se perceber, analisar e discutir as mudanças que as inovações tecnológicas, e os próprios os meios digitais, trazem à comunicação – em especial à prática publicitária.

Parsix: Mais uma distro baseda em Debian

No mês passado foi lançada a versão 1.0 do Parsix, uma distribuição baseada em Debian e GNOME (e com elementos do Kanotix). É bom avisar logo que, apesar de ser proveniente da Pérsia, a distribuição vem com suporte a várias línguas, inclusive inglês. Como toda distro Linux atual, a instalação é fácil e sua área de trabalho conta com plano de fundo, ícones, fontes, sons e descanso de tela muito bonitos, formando um default theme bastante agradável (e, por sinal, bem similar ao Ubuntu) que torna a experiência do usuário fácil e prazerosa.Susan Linton, do Linux.com, testou a distro em seu laptop Hewlett-Packard Pavilion dv6000 e a compatibilidade com o hardware, como na maioria das vezes, foi satisfatória. Segundo ela apenas algumas coisas não funcionaram corretamente “de primeira”, sendo algumas delas a conexão Wi-fi, problema que logo foi resolvido, e o comando de hibernar (que fazia a conexão de rede ser perdida), problema que não foi resolvido.

No geral, o Parsix se mostrou um bom “Debian-based” mas, na minha opinião, parecido demais com o Ubuntu. Mas, mesmo diante dessa similaridade, o Parsix se sobressai quanto ao software que o acompanha: nele foram feitas escolhas melhores que no Ubuntu. É obvio que existem grandes diferenças também, como o fato do Parsix não se utilizar dos comandos “sudo”, permitindo assim que os usuários realizem ações como “root” - o que é muitas vezes uma faca de dois gumes – ou o fato das ferramentas Kanotix não serem tão elaboradas quanto aquelas do Ubuntu – mas realizarem suas funções com êxito mantendo sua fácil utilização.

Pegue o Parsix na página oficial do projeto.

Leituras adicionais: Parsix: Persian distro makes GNOME look good.

0 comentários: