Na onda dos jogos para Linux, achei o Battle of Wesnoth.
O jogo não é novo, na verdade ele já tem um certa tradição - especialmente pelas peculiaridades que serão apresentadas a seguir. Battle of Wesnoth é software-livre, diferente dos jogos para linux que já noticiei aqui, seu código-fonte está disponível a qualquer um que queira consultá-lo e alterá-lo. Essa característica também lhe confere um desenvolvimento descentralizado. Por que "descentralizado"? Porque as unidades e campanhas oficialmente adicionadas ao jogo são derivadas de "índices" criados pela comunidade - quase da mesma forma que acontece com personagens em jogos proprietários. Os fóruns e Wiki são o espaço do intercâmbio e desenvolvimento de novas campanhas e componentes do jogo - inclusive novos tipos de unidades e a até da arte-final da história. Obviamente, todo o conteúdo produzido precisa ser licenciado pela GPL, assim como o jogo, para ser adicionado ao servidor central - e estar assim disponível aos jogadores para download.
Para quem quiser se viciar, acesse a página oficial do jogo e faça o download - disponível para Linux, Mac OS X e Windows.
Referências: Battle of Wesnoth 1.4 e Wikipedia: The Battle for Wesnoth.
0 comentários:
Postar um comentário