O Altcore agora é Intermídias!

O Altcore agora é Intermídias!
O Altcore deu lugar a um novo blog, confira. O Intermídias é um espaço para se perceber, analisar e discutir as mudanças que as inovações tecnológicas, e os próprios os meios digitais, trazem à comunicação – em especial à prática publicitária.

Battle of Wesnoth 1.4: multi-player licenciado pela GPL

Na onda dos jogos para Linux, achei o Battle of Wesnoth.

O jogo não é novo, na verdade ele já tem um certa tradição - especialmente pelas peculiaridades que serão apresentadas a seguir. Battle of Wesnoth é software-livre, diferente dos jogos para linux que já noticiei aqui, seu código-fonte está disponível a qualquer um que queira consultá-lo e alterá-lo. Essa característica também lhe confere um desenvolvimento descentralizado. Por que "descentralizado"? Porque as unidades e campanhas oficialmente adicionadas ao jogo são derivadas de "índices" criados pela comunidade - quase da mesma forma que acontece com personagens em jogos proprietários. Os fóruns e Wiki são o espaço do intercâmbio e desenvolvimento de novas campanhas e componentes do jogo - inclusive novos tipos de unidades e a até da arte-final da história. Obviamente, todo o conteúdo produzido precisa ser licenciado pela GPL, assim como o jogo, para ser adicionado ao servidor central - e estar assim disponível aos jogadores para download.


O jogo em si não me parece grande coisa - ou talvez só não tenha me agradado por me recordar Tíbia numa versão um pouco melhor. Battle for Wesnoth é ambientado em um cenário de fantasia no qual há a possibilidade dos jogadores erguerem e manterem exércitos com lutadores de várias estirpes, como elfos, orcs, trolls, entre outros - aquelas opções clássicas de jogos de RPG Medieval. É, basicamente, "um jogo de estratégia baseado em turnos com campanhas em nível single ou multi-player", segundo a Wikipedia.

Para quem quiser se viciar, acesse a página oficial do jogo e faça o download - disponível para Linux, Mac OS X e Windows.

Referências: Battle of Wesnoth 1.4 e Wikipedia: The Battle for Wesnoth.

0 comentários: