É lançado o Wine 1.0; depois do segundo beta mais demorado da história! (Qual é o primeiro? O Windows, é claro...)
Depois de anos e anos em desenvolvimento, mais especificamente 15, finalmente foi disponibilizada a versão 1.0 do Wine, a primeira versão estável do software.
Porque o lançamento do Wine é tão importante? Bem, comecemos com "O que é o Wine?"
O Wine pode ser considerado como uma "camada de compatibilidade" para rodar programas Windows em plataformas Linux - ou seja, ele é um emulador, por mais que seus desenvolvedores não o assumam como tal. O software, construído sem nenhum código proveniente da Microsoft, é uma alternativa livre para aqueles que precisam executar aplicações nativas do Windows no Linux, sem que haja assim a necessidade de instalá-lo em seu PC.A compatibilidade ainda não é total, mas muitas aplicações durantes esses 15 anos de teste foram testadas e funcionaram bem - para averiguar a compatibilidade de alguma dessas aplicações é só acessar a listagem construída pela equipe do Wine.
Por enquanto, apenas o código-fonte está disponível, mas os pacotes de instalação para as distribuições mais usadas serão montados durante os próximos dias. Quem quiser compilar os códigos manualmente ou saber mais informações sobre o programa é só acessar a página oficial do projeto.
Referências: Wine HQ (página oficial).
Resolva seus problemas de compatibilidade com o Wine 1.0!
Publicado às 12:41 AM Marcadores: Linux, Software Livre
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário