O Altcore agora é Intermídias!

O Altcore agora é Intermídias!
O Altcore deu lugar a um novo blog, confira. O Intermídias é um espaço para se perceber, analisar e discutir as mudanças que as inovações tecnológicas, e os próprios os meios digitais, trazem à comunicação – em especial à prática publicitária.

Design de Interfaces: Ubuntu para Inspiron Mini 9 e Susan Kare

Ubuntu Netbook Remix? Não, não. Obrigado

Não é segredo que a utilização de um sistema operacional em um suporte diminuto requer modificações básicas para que seja, no mínimo, possível – nem vou me arriscar a dizer “confortável”. O nosso tão conhecido EeePC, por exemplo, soube reconhecer isso logo em seu lançamento, já vindo com uma distribuição do Linux Xandros dotado de uma interface própria, completamente otimizada para a telinha – é óbvio que apertar todos os elementos de uma GUI “tradicional” numa tela de 9 polegadas, como alguns sistemas operacionais fazem, é uma pseudo-solução que sacrifica o mais essencial num SO: sua "usabilidade".


A Cannonical já mostrou que não é estúpida e fez uma versão da distribuição linux hoje mais utilizada no mundo, o Ubuntu, para essas mini-máquinas (que estão invadindo cada vez mais o mercado), mas, aparentemente, ela não fez muito sucesso – apesar de tê-la achado bem interessante, pelo menos esteticamente. Retificando: se nem um dos seus principais parceiros a adotou, realmente, ela não deve ter feito muito sucesso. A Dell não adotou o sistema no Dell Inspiron Mini 9, ao invés disso ela preferiu otimizar a versão “normal” do sistema – na qual, por sinal, a interface do Netbook Remix pode ser instalada separadamente – e desenvolver uma interface personalizada. Em entrevista, Doug Anso, Office CTO e Linux Technology Strategist da empresa, mostra um pouco as funcionalidades desta nova interface – que não só renega completamente o conceito da GUI do Ubuntu Netbook Remix, mas nem a coloca como opção para o usuário, como foi colocada a interface padrão.

Aproveitando a deixa, é válido ainda demonstrar um pouco da importância dos designers de interfaces citando Susan Kare como exemplo. Se você acha que um designer dedicado a dessa área trabalha ( ou ganha) pouco você está errado. Kare fez os ícones do Mac OS Clássico e participou da cópia construção gráfica do Microsft Windows 3, ela foi uma figura de vital importância não só para o processo de construção da linguagem das interfaces gráficas, mas para a história da computação. Colocando a parte sua importância simbólica e falando em termos mais mercadológicos, Kare ainda trabalhou para empresas como Electronic Arts, Facebook, Getty Images, IBM, Intel, Motorola, Nokia, Oracle, Palm, Sony Pictures, Xerox...
É um profissão humilde...

Referências: Netbooks pre-loaded with Ubuntu, Ubuntu Netbook Remix: agora é oficial!, Ubuntu²: o novo alpha e a massificação do sistema, Uma rápida olhada na interface customizada feita pela Dell para o Ubuntu, A síndrome do déficit de atenção e as interfaces gráficas, Susan Kare (página oficial), Susan Kare e Você sabe quem é Susan Kare?

0 comentários: