O terminal não é um mostro - as vezes ele é assustador, mas não é para tanto.
O apt-get também não é um monstro.
Nesse tutorial do Fernando Valente, novo colaborador aqui do Altcore, você vai aprender a usar o apt-get no Linux.
O apt-get é uma linha de comando beeeeeeem simples que pode ser usado por alguém que possui um QI de 30! Com o apt-get é possível instalar programas baixando-os direto de um repositório. Todas as distribuições baseadas no Debian possuem isso. Também é possível instalar o apt-get em outras distribuições como o Fedora e até em outros sistemas operacionais, como o Mac OS X. Para começar abra o terminal.
Digite sudo apt-get update para atualizar a lista de pacotes. Ele vai pedir a sua senha de root.
sudo apt-get --> diz que você quer usar o apt-get.
update --> É a sintaxe que atualiza o "mapa".
Agora digite sudo apt-get install nomedopacote, no caso estou instalando o AbiWord(um editor de textos), então vou digitar sudo apt-get install abiword, outros exemplos seriam digitar firefox para instalar o Mozilla Firefox, alien para instalar o Alien ou wine para instalar o WINE, no lugar do abiword.
sudo apt-get --> indica que você quer usar o apt-get
install --> significa que você quer instalar um programa
Depois ele vai te informar sobre o tamanho em disco do pacote, digite y para instalar ou n para não instalar. Não sei se isso vária, mas como estou usando o Ubuntu em inglês, ele pediu y ou n.
Agora ele vai dizer o estado da instalação, não precisa prestar a atenção.
Quando tudo acabar é só fechar o terminal que o programa já foi instalado.
3 comentários:
Detalhe importante; quando se usa o comando "sudo" o terminal pede a senha do seu usuário. No caso, sudo apt-get install xxxxx a senha pedida é a SUA senha, a do SEU usuário no momento da inserção do comando, e não a do root como foi mencionado acima.
OBS; Isso no caso da distro utilizada que ,creio eu, Provavelmente é o Ubuntu 8.04 - pelos inconfundíveis esquemas de janelas/cores/ícones.
Na verdade ele pede a de root, instalar programas do Linux geralmente requer a senha de administrador. Eu estava num usuário com todas as permições. E estou usando o Ubuntu 7.10.
Postar um comentário