O Altcore agora é Intermídias!

O Altcore agora é Intermídias!
O Altcore deu lugar a um novo blog, confira. O Intermídias é um espaço para se perceber, analisar e discutir as mudanças que as inovações tecnológicas, e os próprios os meios digitais, trazem à comunicação – em especial à prática publicitária.

Windows 7? Não, KDE4.

"É o Windows? Claro que é, sem dúvida!"
Adivinhe só... não era.

"O que as pessoas pensariam do Windows se ele não fosse o Windows?"
Foi essa a pequena indagação, despertada pela enorme semelhança entre as interfaces gráficas do Windows 7 e o KDE4, que levou Chris Duckett e Alex Serpo, jornalistas da ZDNet Austrália, a saírem pelas ruas perguntando as pessoas (comuns) o que elas acharam do "novo Windows"... mas mostrando para elas o KDE4

Bem, aparentemente, o KDE4 mandou bem: vários dos entrevistados ficaram bem impressionados com a "nova versão do Windows". Porém, o mais interessante foram as justificativas para a simpatia deles com o sistema - argumentos que vão diretamente de encontro com aqueles contra a utilização de uma distribuição Linux por um usuário final. Alguns dos melhores comentários foram sobre o desempenho do sistema: “… melhorou principalmente na velocidade ao rodar muitos aplicativos, eu tenho o hábito de rodar vários aplicativos ao mesmo tempo…” e sobre a sua "usabilidade": "Sim eu mudaria, parece muito mais fácil" e “É muito mais fácil de usar, usaria sim, por que não?”.

O pior de tudo é que nenhuma das pessoas abordadas pela dupla nem sequer reparou que não se tratava do novo Windows 7. Tudo bem, sabemos muito bem que o Linux não é sistema operacional mais popular do mercado, então as pessoas não teriam a obrigação de reconhecê-lo, mas, o que realmente espanta, é ninguém ter questionado o K gigante no lugar do "botão iniciar" (ou da "marca arredondado" do Windows se você for um Vista-user). Será que elas ficaram vaculhando repetidamente a palavra Windows mentalmente para ver achavam um K nela?

Uma palavra: preconceito.

Referências: Windows 7 ou KDE 4? e Vídeo: Trata-se de Windows 7 ou KDE 4?.

0 comentários: