O Altcore agora é Intermídias!

O Altcore agora é Intermídias!
O Altcore deu lugar a um novo blog, confira. O Intermídias é um espaço para se perceber, analisar e discutir as mudanças que as inovações tecnológicas, e os próprios os meios digitais, trazem à comunicação – em especial à prática publicitária.

Mandriva 2009: o linux melhor que nunca

"A meu ver, é certamente a mais amigável distribuição Linux já feita, até mesmo para usuários absolutamente leigos, e também a mais completa e otimizada distribuição Linux para desktops, unindo de uma forma muito eficaz robustez, leveza, segurança, e acima de tudo estabilidade." (Frase de gmazk, do DBit.)

Bem, há algumas dias atrás falávamos de Linux e de leigos e, hoje, terminei por me esbarrar em um post no DBit que falava sobre a distribuição Mandriva One 2009 e as características que o fazem um bom sistema para iniciantes. Fiquei realmente impressionado com as considerações do autor e - principalmente por se tratar de uma distribuição que eu já usei e gostei bastante - não pude deixar de colocá-las aqui.

Como não vejo necessidade de mudar uma vírgula no texto, tomei a liberdade de selecionar algumas partes post original (que considerei mais relevantes) e citá-las integralmente, alterando apenas sua ordem - tenho certeza que o gmazk não se sentirá lesado de qualquer forma porque atribuo totalmente a ele os créditos deste texto muito bem elaborado, tanto na parte técnica quanto na escrita em si. 
 "O sistema operacional Mandriva One 2009 é distribuído no formato LiveCD, o que significa que você pode rodar ele em sua máquina, conhecê-lo e testá-lo sem modificar absolutamente nada em seu atual sistema, apenas iniciando sua máquina com o LiveCD no seu drive de CD ou em um pendrive."
 "(...) é uma distribuição extremamente bem desenvolvida e de altíssima qualidade, como por ter, a meu ver, um diferencial importantíssimo no que diz respeito à utilização do sistema por pessoas que nunca sequer tiveram contato com Linux (diferencial que a maioria das pessoas atribuem erroneamente apenas ao Ubuntu, que a meu ver não consegue atingir a mesma qualidade e facilidade de utilização que o Mandriva One 2009 possui)."
"O reconhecimento e suporte a hardware da distribuição se mostrou fantástico. Ele reconheceu todo o hardware das quatro máquinas em que já instalei o sistema, inclusive o hardware do meu recém chegado netbook EeePC 1000H (...)"
"Um dos detalhes que chamou minha atenção, foi o cuidado que os desenvolvedores tiveram em implementar uma funcionalidade que apresenta ao usuário no momento da instalação a opção de remover automaticamente todo o suporte a dispositivos de hardware que sua máquina não possui. Desta maneira, o instalador otimiza ao máximo o sistema para a máquina em que está sendo instalado, sem que o usuário tenha que ter conhecimento técnico sobre sua máquina ou sobre Linux, e sem que tenha que tomar nenhuma decisão complexa."
"Além de todas essas vantagens, a funcionalidade da distribuição que mais me chamou a atenção foi o Mandriva Control Center (ou Centro de Controle Mandriva), que é um utilitário que permite até mesmo ao usuário mais leigo, administrar quase tudo que existe em seu sistema… Ele torna super fácil e rápido (no bom estilo clique, clique, e pronto) configurar e implementar funcionalidades como gerenciamento e configuração de hardware, gerenciamento e configuração de rede, administração remota, ferramentas de compartilhamento, ferramentas de segurança, etc… É uma central de gerenciamento do sistema muito bem organizada e de utilização muito fácil, com uma boa orientação para guiar o usuário de forma super simples na implementação e configuração de tarefas que poderiam representar um pesadelo para iniciantes em outras distribuições."
"Mais um detalhe que me impressionou bastante no Mandriva One 2009, foi a facilidade de configuração e administração de TODO o sistema, sem a necessidade de fazer absolutamente nada via comandos de texto no terminal."
Tudo que havia para ser dito foi, efetivamente, dito. Convido então os interessados (e os curiosos) a conferir o post Mandriva One 2009 - *O* desktop Linux - a versão original, com as impressões do autor na íntegra.
Mesmo sem ter testado o sistema (ainda), minha experiência com as versões passadas no Mandriva me permitem concordar completamente com o gmazk - em meus testes ele se mostrou um sistema operacional tão maduro (e, principalmente, estável) quanto o Ubuntu, senão mais.

Se fosse feito por mim, talvez esse fosse mais um post da coleção "o Linux não é um 'lobo mau' tão feroz quanto aparenta", mas, como não foi, talvez soe menos pretensioso.
"Para quem nunca utilizou essa distribuição, e PRINCIPALMENTE para quem nunca utilizou um sistema operacional Linux, recomendo que façam o download desta excelente distribuição e experimentem."

Referências: Mandriva One 2009 - *O* desktop Linux.

2 comentários:

Alvin disse...

OLá!

Qual a sua dúvida qaunto a maturidade do Mandriva frente ao Ubuntu? Fiquei surpreso.

Ao meu ver o Ubuntu é um menino q nem chegou a adolescência ainda, ou seja, ainda tem muita turbulência física e "psíquica" por vir.

Já o Mandriva, o vejo como um jovem rapaz quase pronto pra casar.

Ian Castro disse...

Olá Alvin,

Não tenho dúvidas quanto à maturidade do Mandriva, porém não acho o Ubuntu esteja engatinhando tanto assim.

A única coisa do Mandriva que (ainda) me desaponta é que, a cada versão que surge, sua compatibilidade, estranhamente, não melhora. É um caso bastante particular, claro, mas, contando com a minha máquina, já são trẽs nas quais eu testo o sistema e ele não é aceito - diferente do Ubuntu que, a cada versão, dá mais suporte ao hardware do meu notebook e de outros...

Do ponto de vista de um new user, o Ubuntu me parece mais amigável - pelo menos, até hoje, ele foi a distribuição que me deu menos dor de cabeça.

Mas o Mandriva é realmente uma ótima distro, isso é indiscutível.

Abraço e obrigado pelo comentário.