O Altcore agora é Intermídias!

O Altcore agora é Intermídias!
O Altcore deu lugar a um novo blog, confira. O Intermídias é um espaço para se perceber, analisar e discutir as mudanças que as inovações tecnológicas, e os próprios os meios digitais, trazem à comunicação – em especial à prática publicitária.

Se existe alguma distribuição Linux ruim?! Claro...

...mas muito poucas!

É inegável que existem distribuições Linux ruins - por mais que eu seja usuário (e até defensor, talvez) do sistema.

É muito difícil formular uma resposta para alguém que esteja começando a usar o sistema e venha lhe perguntar "Qual a melhor distribuição Linux?" - o que acontece com freqüência. Embora hoje minha resposta seja "O Ubuntu", foi bem difícil chegar a ela. Desde que comecei a usar o Linux, tenho passeado por diversas distribuições a fim de achar a mais adequada para o usuário final e percebi que existem diversos tipos de distribuição, desde aquelas muito poderosas, com várias possibilidades e opções de configuração (porém, nada user-friendly, ou, pelo menos, final-user-friendly), até aquelas que são, realmente, podres.
Ainda bem que, com estas últimas, eu tenho poucas experiências porque elas foram realmente muito ruins. E eu não sou o único, vejam o depoimento do Luiz Eduardo:

Fazem poucos meses desde que eu comprei um Amazon AMZ601 e ele veio com o OneOS instalado - para a minha infelicidade, como vim saber mais tarde. A princípio era reconfortante para mim saber que o sistema embarcado seria o linux, pois eu pretendia instalar um distribuição mesmo; logo pensei "Bem, eu não vou ter problemas com a compatibilidade do hardware". Mas os fatos eram não tão óbvios assim, na verdade eram até irônicos: eu pensei errado.

O OneOS, sistema que promete ser uma versão simplificada do Kubuntu, simplesmente não era compatível com o notebook - aliás, ele é um sistema que tem vários fans espalhados por todo o Brasil. Além de problemas com a estabilidade da rede sem fio (problema que só foi resolvido agora, com o Intrepid Ibex), e com o reconhecimento da câmera imbutida (que, até hoje, só possui drivers experimentais), o OneOS é lento e trava com frequência (graças ao KDE, muito provavelmente). Depois de muitas páginas no Google terminei ligando para a Amazon e a resposta obtida foi: "Este notebook não é apropriado para linux" - algo que consta no manual, mas eu achei tão absurdo que me recusei a acreditar. Pera aí! Um notebook que vem com Linux não é apropriado para Linux? É... Mas eu não vou entrar em detalhes quanto a isso, para terminar a pequena história eu fiz o que deveria ter feito desde o começo: formatei o disco e instalei o Ubuntu. Pouco tempo depois eu já tinha meu notebook pronto para uso (pleno) de novo.

É fato que, para os usuários leigos (ou seja, a maior parte dos usuários) não há diferenciação entre distribuições: tudo é Linux. E, se sistemas operacionais ridículos como estes são aqueles que vem nas máquinas melhor custo-benefício é perfeitamente compreensível o hábito do consumidor apagá-los e evitá-los a qualquer custo.

Referências: TechEd 2008 - Linux marcando presença e Sacanagem: “Notebook promete, mas não cumpre!”.

0 comentários: