O Altcore agora é Intermídias!

O Altcore agora é Intermídias!
O Altcore deu lugar a um novo blog, confira. O Intermídias é um espaço para se perceber, analisar e discutir as mudanças que as inovações tecnológicas, e os próprios os meios digitais, trazem à comunicação – em especial à prática publicitária.

Dolphin: o gerenciador de arquivos

"The developers have focused on the functionality of Dolphin - being a file manager." (destaque meu) disse Tomasz Dudzik, da polishlinux.org.

O Dolphin é o gerenciador de arquivos padrão do KDE4, que veio substituir o Konqueror (um ótimo software que a partir desta versão do KDE, passou a ser somente navegador web). Eu não tenho grandes experiências com o Dolphin, mas, nas poucas vezes que o usei, fiquei bastante satisfeito - principalmente quando comparado ao Nautilus, que, na minha opinião, deixa bastante a desejar. Além de ser bastante estável (o que chega  a ser surpreendente quando se trata do KDE), oferece muitas funcionalidades que fazem sua utilização ser bem eficiente, como previews e ícones de 16x16 até 256x256, pré-visualização rápida de imagens e painéis configuráveis (para exibição de árvores de arquivos ou informações sobre arquivos).

As possibilidades de alteração da interface para a navegação de arquivos e sua variedade são pontos fortes que merecem ser destacados. O Dolphin permite desde dividir no meio o espaço de navegação (podendo assim visualizar simultaneamente dois caminhos independentes) até alterar os modos de navegação (e apresenta várias opções: desde a tradicional árvore até as colunas do OS X) - além das personalizações que podem ser feitas pela adição de painéis que podem ser atalhos para caminhos, informações sobre arquivos ou até um pequeno terminal.
O Dolphin faz a navegação por entre arquivos ser realmente muito mais simples, intuitiva, suave e agradável.
Este software conseguiu está entre aqueles que ainda me enchem os olhos no KDE, assim como o Amarok e o K3B; se quiserem saber mais sobre suas funcionalidades é só dar um olhada no post do Dudzik.

Referências: KDE4 apps: Dolphin e Aplikacje KDE4-Dolphin.

0 comentários: