O Altcore agora é Intermídias!

O Altcore agora é Intermídias!
O Altcore deu lugar a um novo blog, confira. O Intermídias é um espaço para se perceber, analisar e discutir as mudanças que as inovações tecnológicas, e os próprios os meios digitais, trazem à comunicação – em especial à prática publicitária.

Compatível com Linux?!

Difícil...

Não é novidade alguma, especialmente para os usuários de alguma distribuição Linux, que (quase) nunca se sabe quando um periférico é compatível com o Linux ou não.

É muito comum ver nas embalagens destes produtos a janelinha do Windows (ou até a carinha feliz do Finder, do Mac) anunciando sua compatibilidade com o sistema (seja através de drivers ou sem eles); mas a compra de um periférico para uma distro linux exige, no mínimo, alguns dias de pesquisa - e alguma coragem também. Quando o dispositivo não é desenvolvido utilizando os padrões da porta USB é quase certo que não se achará um driver - e, mesmo que achemos, sempre há a possibilidade deste ser "usável", porém ainda em fase de construção (como acontece, até hoje, com a webcam imbutida do meu laptop).

Eu mesmo já fiz aqui um relato bastante detalhado sobre dois destes casos ao me surpreender com a compatibilidade não-anunciada da minha máquina fotográfica e do meu adaptador USB para controles de PlayStation com o Mandriva Linux.
É um verdadeiro exercício de advinhação para os leigos.

 Mas tive uma surpresa ainda maior ao me deparar com a foto da embalagem de um joystick USB (clone do joystick do Atari 2600...sim, bem old-school mesmo) com uma etiqueta, ao lado do logotipo do Finder, escrito "Linux". Na página oficial do fabricante há ainda o aviso "Linux Compatible", explicando a razão desta compatibilidade (que seria a feitura do produtos dentro das especificações "Standard USB", dispensando uso de qualquer espécie de driver).

Referências: Linux on the Label! e :: Legacy Engineering Group :: (página oficial).

0 comentários: