O Altcore agora é Intermídias!

O Altcore agora é Intermídias!
O Altcore deu lugar a um novo blog, confira. O Intermídias é um espaço para se perceber, analisar e discutir as mudanças que as inovações tecnológicas, e os próprios os meios digitais, trazem à comunicação – em especial à prática publicitária.

Se não sabe não faça...

... é o que eu sempre digo.

Contrariando todas as esperanças dos mactards que achavam que a Apple seriam a primeira empresa a lançar um notebook multi-touch, a HP lançou recentemente o HP TouchSmart tx2, um notebook (conversível em tablet) com famigerado suporte a toques múltiplos.

É inegável que a máquina possui um boa configuração: processador AMD Turion X2 Ultra Dual-Core (de até 2.4GHz), até 8GB de memória, disco rígido de até 400GB, placa de vídeo ATI Radeon HD 3200 (com até 64MB de memóica dedicada), tela de 12" sensível ao toque, webcam integrada, leitor de impressões digitais, wireless-N, bluetooth e LightScribe 8X DVD+/-RW (com Double Layer Support).
Mas, sejamos realistas: suas configurações pouco importam - sim, por melhor que sejam, pouco importam. O que realmente importa é seu suporte a múltiplos toques - com o iPhone e o iPod Touch, tocar se tornou uma febre mundial. Para começar a falar de seu desempenho é preciso apenas dar um olhadinha no vídeo feito pela Laptop Magazine:
Resumindo o que já deve ter sido percebido: o suporte multi-touch simplesmente ainda não funciona corretamente - ou, pelo menos, do modo que julgamos correto. Aliás, convenhamos que repetição (contínua) de movimentos e a necessidade de segurar a tela para que os toques sejam reconhecidos não é um bom exemplo de eficácia, ok? Para aqueles que já viram os gadgets multi-touch da Apple em ação o HP TouchSmart tx2 é realmente frustrante.

A galera do Faz Caber colocou as mãos no HP Touchsmart, o desktop com capacidade multi-touch que precedeu este notebook, e também não teve um boa impressão dele - na verdade, a equipe acha que "a tecnologia ainda parece engatinhar". Um pouco diferente de sua versão portátil, o computador conta com o Windows Vista e um software operacional feito pela HP chamado Touchsmart.
Fazer alguma coisa "séria" com a máquina foi tortuoso:
"Agora quando o negócio é operar o Windows e os programas clássicos deles (incluídos aí os que usamos para fazer Design Gráfico) é que a coisa complica. O Windows Vista, com seus menus pequenos e ícones muito próximos, ainda é um sistema feito para ser operado via mouse e fica díficil o clique com os dedos."
Obviamente, isso se aplica não só para o Windows, mas para todos os seus programas voltados à produtividade - a exemplo do Photoshop e do InDesign, utilizados pela equipe do FazCaber. O Touchsmart parece realmente ser muito bom, sua interface é bem amigável, dinâmica e de fácil manipulação; porém ele é essencialmente doméstico, possuindo aplicativos multimídia, agenda, jogos, nada efetivamente importante do ponto de vista de um profissional.

Talvez o buzz que a máquina gerou seja mais importante que sua utilidade em si, não?

Referências: Vídeo do TouchSmart tx2 mostra que a HP ainda tem muito trabalho pela frente e O teste com o HP Touchsmart.

0 comentários: