O Altcore agora é Intermídias!

O Altcore agora é Intermídias!
O Altcore deu lugar a um novo blog, confira. O Intermídias é um espaço para se perceber, analisar e discutir as mudanças que as inovações tecnológicas, e os próprios os meios digitais, trazem à comunicação – em especial à prática publicitária.

Netbook da Apple: uma obsessão...

“A Apple lançará um netbook dentro dos próximos dois anos”
Colocação do analista Gene Munster, da Piper Jaffray, que realmente merece um prêmio de (falta de) originalidade.

Depois do boom que foi (é, na verdade) o EeePC, antes de qualquer evento promovido pela Apple um rumor, inevitavelmente, surge: "Será lançado um mini laptop da Apple" - um rumor tão, ou mais, recorrente quanto o de um tablet da mesma empresa.

O mais impressionante é que sempre existem pessoas que acreditam (piamente) e esperam (com toda convicção) pelo pequeno notebook com o Mac OS X, mesmo sem qualquer indício da veracidade desses rumores; e as mesmas discussões partem das mesmas pessoas nos mesmos lugares - chega a ser ridículo.

Por favor, mactards, encarem a realidade: a Apple não vai lançar um netbook porque ela já lançou um, seu nome é MacBook Air. Não é preciso pensar muito para perceber que os conceitos (não características físicas, deixemos claro) de ambos é o mesmo. Qual é a diferença que impede o reconhecimento do MacBook Air enquanto um mini laptop? Simples: enquanto o EeePC, por exemplo, é low-cost, o Air é high-cost - e, sejamos honestos, a Apple não lança nada low-cost, até porque seu público-alvo não precisa disso.
Ainda ressalto aqui a forte impressão (que guardo para mim) de que a empresa não gosta de seguir tendências e sim impô-las - mas admito que esta é uma observação muito subjetiva e particular.

Ingenuidade da parte dos mactards, talvez. Mas, percebendo que não haverá um netbook da Apple tão cedo (sendo otimista, claro), aparecem os "métodos alternativos" - e a obsessão se agrava aqui. A galera do Gadget Lab, da Wired, conseguiu rodar o Mac OS X em um MSI Wind - um netbook com 1GB de memória RAM e 8GB de disco Flash que custa, aproximadamente, 359 dólares. A "gambiarra" funcionou tão bem que, posteriormente, foi feito um tutorial em vídeo (abaixo) ensinando aos "usuários domésticos" como realizar a proeza - e, mais tarde, a Realtek até lançou drivers (não-oficiais, é óbvio) para que o Wi-Fi da máquina funcione corretamente no Mac OS X, liberando seus usuários do cabo Ethernet e devolvendo-lhes uma das principais vantagens de um netbook.

Mas uma questão conceitual ainda incomoda bastante: um mini laptop é uma máquina que tem como principal objetivo o desempenho de tarefas pontuais em mobilidade - como navegar na internet, o que lhe rendeu o apelido de "netbook". O usuário de uma máquina destas busca, antes de qualquer coisa, velocidade e praticidade. Desde que ela seja capaz de realizar estas tarefas - que podem ser feitas em programas extremamente similares como o Firefox e Internet Explorer, para navegação WEB ou o Word e Writer para processamento de texto - pouco importa o sistema operacional, ele se torna uma das últimas preocupações do usuário. Uma prova clara disso é que, mesmo com o Linux Xandros embarcado, o EeePC, quando lançado, vendeu-se de forma avassaladora. Assim sendo, é, no mínimo, estranho ter tanto trabalho para instalar um sistema que possui as mesmas funcionalidades dos outros e deixa apenas 3GB de espaço livre para o usuário - os outros 5GB do Wind são totalmente utilizados para comportar o sistema operacional e suas aplicações. Isto sem considerar que não existem informações consistentes quanto ao seu desempenho, ao gerenciamento de energia e ao tempo de boot, por exemplo - fatores básicos que são muito mais importantes que o sistema operacional em si.

As falsas esperanças continuam e o próprio pessoal do Gadget Lab confirma isso:
"We're hoping to have an Apple product at Macworld, but until then, this will have to do."
Quando é que as pessoas se cansarão de pautar rumores descabidos?
Pelo menos algumas pessoas continuam sãs...

Referências: Putting Mac OSX on a Netbook, OS X Realtek Wireless Driver for MSI Wind Released e Realtek apoia Hackintosh e libera drivers de Wi-Fi para MSI Winds rodando o Mac OS X.
Leituras adicionais: Goldman Sachs rebaixa expectativas para a Apple, não espera novo produto na Macworld e Analistas aguardam um netbook da Apple em breve.

1 comentários:

Shock Me disse...

Although I would never purchase a Netbook or MacBook Air, I think the use of the phrase "mactards" isn't very diplomatic.

The 13" MacBook Pro is a much better value. In combination with the new iPhone 3GS (once tethering is official) I will have all I need. A compact fully functional laptop with a fullsize keyboard as well as the new trackpad.

Nothing wrong with installing OS X on a netbook though. If it saves the user money on hardware and let's them experiment with the Unix-based Mac OS X, Linux, or even Windows.

Other than being inexpensive, a netbook even with Mac OS X doesn't meet my needs. If I need truly portable I have the iPhone. If I need a large keyboard one of the 13" MacBook Pros will do.