O Altcore agora é Intermídias!

O Altcore agora é Intermídias!
O Altcore deu lugar a um novo blog, confira. O Intermídias é um espaço para se perceber, analisar e discutir as mudanças que as inovações tecnológicas, e os próprios os meios digitais, trazem à comunicação – em especial à prática publicitária.

Afinal... o que é Ubuntu?

Eu falo bastante do Ubuntu Linux aqui no Altcore, mas nunca parei para explicar (aos leigos) o que ele é exatamente. Hoje o Fernando Valente, nosso colaborador, resolveu fazer isto por mim.

Ubuntu é o nome da distribuição Linux mais fácil de usar que existe.
Para os novos no assunto: Linux é 100% de graça e é fácil de usar! - e claro que não existem cópias piratas do sistema; afinal como é possível piratear o que é grátis?
Algumas pessoas com certeza vão querer me mandar para um hospício por isso, mas é a verdade: Linux, principalmente o Ubuntu, é mais fácil de usar que o Windows. A única coisa que é realmente difícil é instalar os pacotes .tar.gz e .tar.bz2, mas hoje já existe o Synaptic e gerenciadores de pacotes DEB, RPM entre outros tipos. O Ubuntu é fácil porque não é preciso resolver quase nenhum problema e a instalação, além de rápida, é muito mais intuitiva que a do Windows XP e das versões deste sistema.

 
Ok, agora vamos falar sobre os CDs de graça. Se você pedir pelo site oficial da Canonical, empresa desenvolvedora do Ubuntu, ela te manda um ou mais CDs sem nenhum custo - até o frete eles pagam! Os CDs chegam mesmo, já recebi duas cópias do Ubuntu 7.10 e uma da versão 8.10 (a ultima versão estável).
Também é possível pedir o CD de algumas variações do Ubuntu como por exemplo o Kubuntu (Ubuntu com KDE) e o Edubuntu (versão educacional do sistema). Eles vem todos bonitinhos, com capinha, silk screen e instruções básicas de uso.

É uma boa alternativa para quem quer conhecer algo diferente duma bosta chamada Windows sem ter que passar por maus bocados ou quem é contra pirataria. Caso queira testá-lo antes de instalar é só usar em modo LiveCD (no qual o sistema roda direto do CD) ou instalar o Ubuntu em uma máquina virtual.

Para pedir o CD clique aqui - é necessário fazer um cadastro.
E vale lembrar que demora um pouco para chegar o CD.

1 comentários:

Banda Newrope disse...

Muito bom, uso a 1 ano, vlw.