O Altcore agora é Intermídias!

O Altcore agora é Intermídias!
O Altcore deu lugar a um novo blog, confira. O Intermídias é um espaço para se perceber, analisar e discutir as mudanças que as inovações tecnológicas, e os próprios os meios digitais, trazem à comunicação – em especial à prática publicitária.

Safari 4: Google Chome fantasiado?

Enquanto a guerra dos navegadores fica cada dia mais tensa...
... e a resposta da Apple ao seu mais novo concorrente, o Google Chrome, não foi das melhores.

Plagiar é um vício. E é um vício do qual é realmente muito difícil de se desvencilhar - não é sem razão que vemos algumas empresas tão entregues a este vício que nenhum tipo de reabilitação é nem sequer experimentada.

Eu não esperava que, logo a Apple, fosse se inclinar para o plágio.
Tudo bem, ninguém "reclamou" quando a empresa aprimorou dos trabalhos desenvolvidos pela Xerox para fazer a interface gráfica do Macintosh (ainda que hajam controvérsias disto), mas isto já é demais:

 
O que é isso? Esta é a barra de títulos (e de navegação) do Safari 4 pra Windows.
É mesmo? Da primeira vez que eu vi acreditei estar olhando para o Google Chrome.
Consideremos que, apesar de plágio descarado escancarado, a incorporação das abas na barra de título seja uma conseqüência da nova tendência que a Google lançou com o Chrome - que, certamente, vai virar "moda" daqui a muito pouco tempo. Isso torna até a coisa um pouco mais aceitável - ou tornaria se as semelhanças parassem por aí. Como se não bastasse, a disposição dos botões, menus e da barra de endereços também é muito parecida (para não dizer igual).

Mas não paremos por aqui: não é só isso que os usuários do Safari podem esperar de extremamente original. Há o um novo recurso chamado Top Sites! O que ele faz? Ele lista os sites mais visitados pelo usuário e os dispõe na página inicial.
 
Sim, bem parecido com as miniaturas das novas abas do Chrome e com o Speedy Dial do Opera.

O AppleInsider publicou um artigo muito interessante dizendo que, com este beta do Safari, a Apple deu algumas dicas do que será mudado na interface do Mac OS X 10.6 (vulgo Snown Leopard). Torço para que eles estejam errados...

C'mon Apple! Todos sabem que você pode fazer mais do que copiar os concorrentes...

Como não cheguei nem perto de abordar questões técnicas do navegador neste post - e também não pretendo fazê-lo em outro - seguem alguns links nas leituras adicionais (logo abaixo) para aqueles que desejarem se informar mais com resenhas e observações sobre o desempenho da versão beta do Safari 4.

Referências: Novo beta do Safari 4: "paga pau" do Google Chrome, no Windows, Apple releases public beta of Safari 4 browser e Apple's Safari 4 UI changes hint at plans for Snow Leopard.
Leituras adicionais: CNET publica benchmarks do Safari 4 Public Beta: 42 vezes mais rápido que o IE!, Dicas, truques, macetes, soluções para incompatibilidades e configurações escondidas do Safari 4 Public Beta, Saiba como proceder caso o Xcode não esteja funcionando corretamente após a instalação do Safari 41Password agora é compatível com o Safari 4 Public Beta.

3 comentários:

Carol Hoffmann disse...

Olá Ian,

Como leitor do amenidades vc está convidado a participar do projeto Seu trabalho no topo!

Confira no link: http://carolhoffmann.blogspot.com/2009/02/e-vc-de-onde-vem-seus-germes-criativos.html


Que tal?
Abraços,
CarolHoffmann

Anônimo disse...

"Bons artistas copiam, grandes artistas roubam" -- Pablo Picasso

Ian Castro disse...

Depois reclamam com alunos secudaristas por copiarem seus trabalhos da internet :P

Talvez no futuro sejam todos "bons artistas" - ou empregados da Microsoft.

Eu (ainda) vejo a Apple como uma "grande artista" - não por muito tempo se houverem mais escorregões como este.