O Altcore agora é Intermídias!

O Altcore agora é Intermídias!
O Altcore deu lugar a um novo blog, confira. O Intermídias é um espaço para se perceber, analisar e discutir as mudanças que as inovações tecnológicas, e os próprios os meios digitais, trazem à comunicação – em especial à prática publicitária.

Mandriva Spring Edition, Ubuntu Hardy Heron e GlobinX 2.6

Com o Mandriva 2008.1 e o Ubuntu 8.04 por chegar não para não falar um pouco deles, não é mesmo?

Deixando um pouco de lado os aspectos técnicos da nova versão do Mandriva Linux, o Sergio Lemke, em seu blog, fez uma série de observações quanto ao look da interface KDE presente na nova versão do Mandriva Linux. Algumas coisas foram totalmente refeitas, com o sistema de proteção de tela: agora pode-se fazer um slideshow de imagens com efeito fading, similar ao do Mac OS X, que além de misturar umas fotos com as outras e suavizar a passagem (o que não acontecia antes) retorna sempre à tela de seu computador a cada troca de imagem mantendo o efeito de fade - vide imagem ao lado.

Dentre outras mudanças no visual, pode-se acentuar uma novidade bem interessante: o wallpaper é alterado, automaticamente a cada 6 horas - o que acontece sem que você perceba num processo contínuo, no qual um wallpaper vai se misturando com o outro de maneira bem lenta e gradual. Mas a pergunta aí seria: para que eu quero isso? Simplesmente, para nada. Mas são pequenas mudanças como essa que permitem que você não enjoar da aparência tão facilmente e ficar toda hora trocando de wallpaper - ainda mais porque o Mandriva 2008 Spring preza por um visual bem clean, sem firulas.
Saindo um pouco do visual, e do KDE 3.5.9 atualizado, ainda podemos acentuar a presença de vários outras features como o KDE 4.0.3, o Avant Window Navigator (um dock muito funcional, estilo o do Mac OS X), o Elisa, o Conduit e o Miro. É possível (e vale a pena) ver os detalhes do sistema no Mandriva Community Wiki.

Indo para o Ubuntu 8.04, o pessoal da Lifehacker fez um pequeno "tour" visual das mudanças dessas nova versão. Aqui serão destacadas somente o que não foi falado neste blog anteriormente ou aquilo que eu julgue muito interessantes - o que não impede você, leitor que desconhece essas alterações, de conferir o trabalho completo no site deles.
Uma das maiores mudanças no sistema, ou uma das mais importantes ao meu ver, foi a capacidade de pausar, cancelar e desfazer operações com múltiplos arquivos, além de poder restaurá-los da lixeira para suas posições originais. Isso é realmente um avanço pois é normal, principalmente em notebooks, acabar movendo algo para um lugar ao qual ele não pertencia e, dependendo da situação, isso pode ser uma tragédia.Também é acrescentada nessa versão do Ubuntu o Vinagre, sobre o qual eu já falei aqui antes, mas que, por ser extremamente útil e bem-feito, merece ser citado mais uma vez. Como ele você pode acessar remotamente várias máquinas ao mesmo tempo - veja, abaixo, o exemplo de um usuário no desktop acessando a área de trabalho de seu notebook com Windows.Existem ainda muito mais mudanças como a presença do Firefox 3 Beta 4, Transmission (um novo cliente para torrents), entre outras que você pode conferir no change log visual completo no LifeHacker.

Por fim, eu venho trazendo algumas novidades daqui da terra dos tupiniquins mesmo - por mais que não pareça. Há pouco tempo foi lançada a versão 2.6 da distribuição brasileira (e muito pouco conhecida) GlobinX, baseada no Slackware. O GlobinX é uma distro estável, relativamente fácil de manusear, que possui uma boa variedade de aplicações, além do próprio criador sempre, Flávio “Grobsch”, sempre à disposição para sanar complicações e dar dicas. O único detalhe que não me agradou foi o fato de estar em inglês, mas, se assim não fosse, iria ser infinitamente mais difícil para o criador "internacionalizá-la", o que torna isso compreensível. Para aqueles que querem testar o GlobinX e colaborar com ele, fica o recado: acessem a página oficial do GlobinX.

Referências: Mandriva Linux 2008 Spring (2008.1), o que vem por aí ?, First Look at Ubuntu 8.04 "Hardy Heron" Beta e Algumas impressões sobre o GoblinX.
Leituras adicionais: Mandriva Community Wiki e Página oficial do GlobinX.

0 comentários: