O Altcore agora é Intermídias!

O Altcore agora é Intermídias!
O Altcore deu lugar a um novo blog, confira. O Intermídias é um espaço para se perceber, analisar e discutir as mudanças que as inovações tecnológicas, e os próprios os meios digitais, trazem à comunicação – em especial à prática publicitária.

A vida imita a arte...

anos que a comunidade do Linux vem sofrendo críticas ferrenhas por plágio; isso não é nenhuma novidade. Essas acusações, não me cabe aqui julgar se justificadas ou não, se dão principalmente em relação às interfaces gráficas das distribuições Linux.

Em suas origens remotas, a interface gráfica para sistema Linux chamada K Desktop Environment (KDE), por exemplo, era, realmente, uma cópia da interface do Windows, isso é inegável; inclusive os registros, com screenshots, estão na própria página do KDE, para quem quiser ver o quanto eram semelhantes basta consultá-los. Mas, ainda neste quesito, é válido lembrar que a própria interface gráfica do Windows não foi tão original em sua época...

Já hoje o KDE, o GNOME, o Windows e o Acqua (do Mac OS X), têm identidades próprias e características distintas que permitem, senão reconhecê-las, pelo menos, diferenciá-las. E para a comunidade Linux, isso contribuiu bastante para dimunir a principal crítica que era feita a ele: a que ela é uma simples copista do que outros sistemas criam - apesar de, até hoje, ainda haver pessoas que pensem assim.

Mas, convenhamos, a Everex não ajuda nem um pouco a mudar esse pensamento...
O último lançamento da empresa, que tem uma certa "tradição" na distribuição de PCs com Linux, foi uma máquina chamada de MyMiniPC (lado esquerdo), uma cópia descarada do Mac Mini (lado direito, abaixo), que conta com processador Intel Dual Core de 1.86GHz, 512MB de memória RAM, 120GB de disco rígido e gravador de DVD custando 499 dólares. É mais que óbvio que não tiveram o mínimo trabalho para disfarçar o plágio - pelo contrário, acho que só não o fizeram mas parecido com o Mac Mini para evitar que a Apple os bombardeasse com processos, o que pode não tardar em acontecer.

Mas a "semelhança" visual do MyMiniPC não era suficiente...não, não...era coisa pouca. Então escolheram (para não dizer fizeram) o gOS Space para ser o sistema operacional da maquininha - basicamente, uma distro Linux desenvolvida exclusivamente para usuários do MySpace no qual (quase) tudo interage diretamente com o site, assim como o gOS interagia com os múltiplos recursos do Google. Até aí tudo bem, na verdade, tudo ótimo porque ainda não toquei no ponto mais distinto do gOS Space...sua aparência. Fiz um pequeno comparativo pra ressaltar a (óbvia) semelhança com um outro sistema operacional relativamente conhecido no mercado...
Dock? Stacks? Hum...será o Mac OS X? Claro! Afinal é ele que vem no Mac Mini então tinha que ser incluído um "genérico" no pacote também.
Isso é uma vergonha.

Tudo bem, não posso mentir: parte dos usuários Linux usam sim estes recursos, que são originários do Mac OS X, e eles são sim muito úteis. Mas copiar até a foto do universo ao fundo...um wallpaper...aí também não...
Infelizmente, eu preciso concordar com os "mactards" e falar "Please, Get a Mac".

Só a propósito de curiosidade, olhem o site do gOS...Ela segue até a identidade visual da Apple! E a página da Everex..."Think mini"? "Think green"? Agora eu sei porque Jobs registrou a palavra "Thinnovation".
É muita falta de vergonha na cara...

Bem, lição de moral:
A Everx copiou o Mac Mini? Sim.
O gOS Space copiou o Mac OS X? Sim.
não é justo por a culpa na comunidade Linux pela Everex querer ser a Apple das massas e nem pelos criadores do gOS não terem um pingo de criatividade...

Referências: Ei, Tux, quer roubar roube, mas seja discreto e Quem troca um Mac mini por um destes?.
Leituras adicionais: Página oficial da Everex, Página oficial do gOS Space e Página oficial do K Desktop Environment.

0 comentários: