O Altcore agora é Intermídias!

O Altcore agora é Intermídias!
O Altcore deu lugar a um novo blog, confira. O Intermídias é um espaço para se perceber, analisar e discutir as mudanças que as inovações tecnológicas, e os próprios os meios digitais, trazem à comunicação – em especial à prática publicitária.

Um dia...

A chegada do Hardy Heron está prevista para amanhã...
E aí, será que vai?

Hoje não venho mostrar nenhum feature nem screenshot do sistema pois já não há mais o que mostrar. Venho aqui noticiar boas novas sobre a relação entre as grandes corporações e o mundo do software livre.

Por mais que alguns digam que o software livre deve ser comunitário e que o envolvimento de grandes corporações pode "corrompê-lo" e fazer que, talvez, não seja mais tão livre assim, eu ainda julgo mais que necessária a participação destas no mundo deste tipo de software. Não vou entrar em questões técnicas ou em nada parecido, simplesmente porque eu não estou apto a fazê-lo, mas digo a razão maior da minha opinião "do contra": dinheiro. Queiramos ou não, nada funciona sem dinheiro. A Cannonical sabe bem disso...

E é por isso que, segundo Fábio Filho, gerente da divisão da empresa na América Latina, a empresa está preparando uma forte parceria: uma parceria com a Intel. Entre outras vantagens, a empresa promete para as próximas versões do Ubuntu uma maior integração com as plataformas Intel e a distribuição massiva do sistema em máquinas com tal arquitetura.

Considerar o Ubuntu a distribuição oficial da Intel, como Fábio o faz, já é um grande passo: ter um distribuição decente, que reconhece com facilidade uma gama de periféricos e que comporta um conjunto completo e poderoso de aplicativos - e não uma distribuição chula, como os "OneOS" da vida - pode, pelo menos, mostrar que o Linux é uma alternativa real para o Windows da vida e não apenas um modo de baratear as máquinas ao virem da fábrica. O que importa aqui não é necessariamente aumentar a adesão ao sistema por parte daquela (grande) parcela da população que o desconhece, e sim tirar a má impressão que distribuições rídiculas causam do Linux - como a que, por obséquio, veio no meu notebook Amazon e nem sequer reconhecia todo o hardware que compõe a máquina. Estabelecer então uma parceria para tornar as plataformas e componentes de hardware da empresa mais compatíveis com o Ubuntu é um passo enorme já que grande parte do mercado é dominado pela Intel.

Muitas idéias contidas nesse post ainda não foram perfeitamente concatenadas pois minha aproximação com o mundo do software livre é relativamente recente, mas espero, ao menos, ter mostrado um pouco do que penso a vocês leitores. Talvez meus próximos posts sobre o assuntos sejam mais bem construídos ou argumentados mas tenham a certeza que a veracidade deles sempre será a mesma.

0 comentários: