O Altcore agora é Intermídias!

O Altcore agora é Intermídias!
O Altcore deu lugar a um novo blog, confira. O Intermídias é um espaço para se perceber, analisar e discutir as mudanças que as inovações tecnológicas, e os próprios os meios digitais, trazem à comunicação – em especial à prática publicitária.

PhotoRec: recuperação de cartões de memória!

E foi no blog do Frederic Crozat que eu achei uma grande dica para aqueles que possuem câmeras digitais: o PhotoRec, um programinha relativamente desconhecido que pode recuperar arquivos de discos rígidos, CD-Roms, Compact Flash, Memory Stick, SecureDigital, SmartMedia, Microdrive, MMC, USB Memory Drives, DD raw image...entre outros. Pra mim esse tipo de informação é muito válido porque fotografia, além de um dos meus principais hobbies, é uma área de interesse profissional e eu não consigo nem imaginar a expressão em meu rosto se um dia, após milhões de cliques, o cartão simplesmente resolvesse não mostrar meu ensaio. Realmente, eu não consigo...

Bem, o PhotoRec é um programa para exatamente este tipo de problema, uma solução livre e que funciona. Nele, Crozat selecionou o modo scan the entire drive e foram achados 159 arquivos de imagem (todas as fotos que ele lembra ter tirado e selecionado) e depois montou o drive como uma partição FAT, o que também foi bem-sucedido, tudo muito tranqüilamente. O programa não só recuperou efetivamente 139 arquivos - que, foram, no final, as fotos que ele realmente havia deixado na câmera - mas também identificou via numeração as 54 que ele excluiu durante a viajem.

Frederic descreve detalhadamente como foi todo o processo de recuperação, então quem quiser saber é só dar um pulo no post dele.

Leituras adicionais: Recovering photos from a damaged card.

0 comentários: